Carnaval 2026 em Portugal: saiba o que esperar da chuva na sua região até quarta-feira, 18 de fevereiro

Depois de semanas consecutivas com chuva, vento forte e agitação marítima, Portugal prepara-se para finalmente poder descansar de toda esta adversidade. Mas antes, chega mais um episódio de chuva!

O estado de tempo adverso tem as horas contadas em Portugal Continental, com a subida em latitude do anticiclone dos Açores e o consequente afastamento das depressões que chegam até nós.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

O final do dia de hoje já conta com chuva em vários locais do país, especialmente na faixa litoral. Este cenário poderá agravar-se ao longo das próximas horas, originando períodos de chuva forte de Norte a Sul e alastrando a chuva a todo o território continental.

Frente fria associada à tempestade Oriana dá lugar a vários avisos meteorológicos

Este episódio de chuva mais intensa deve-se, ainda que de forma indireta, à tempestade Oriana, nomeada pela AEMET. O IPMA já emitiu uma série de avisos, dos quais, Lisboa e Setúbal contam com aviso amarelo de precipitação entre as 18h de hoje e as 3h de amanhã, no caso de Lisboa, e até às 6h no caso de Setúbal. O resto do país, à exceção de Faro, Beja e Bragança, encontrar-se-á sob aviso amarelo de chuva a partir das 21h de hoje, em vigor até às 6h, na maioria dos casos.

Na madrugada de sexta-feira é provável que chova em praticamente todo o continente.
Na madrugada de sexta-feira é provável que chova em praticamente todo o continente.

Em relação à agitação marítima também se esperam avisos amarelos para toda a costa, podendo os mesmos evoluir para laranja no dia de amanhã. Entre sábado e a madrugada de domingo, também se espera aviso amarelo de vento para os distritos do litoral, compreendidos entre Viana do Castelo e Lisboa.

Apesar dos avisos para o fim de semana, o tempo irá melhorar gradualmente

O fim de semana de Carnaval poderá surpreender pela ausência de chuva em boa parte do país. Para sábado, espera-se um dia seco, com céu parcialmente nublado, podendo contar com boas abertas ao longo do dia. Quanto às temperaturas, estas poderão descer, ainda que se denote mais esta descida nos valores mínimos.

No dia de Carnaval, terça-feira, espera-se um dia geralmente seco, com alguma chuva fraca apenas no litoral Norte e Centro.
No dia de Carnaval, terça-feira, espera-se um dia geralmente seco, com alguma chuva fraca apenas no litoral Norte e Centro.

Já no domingo, o dia poderá ser um pouco mais nublado, ainda que a chuva só se deva registar no litoral Norte e Centro, sem grande abundância, mantendo o resto do país sob esta trégua tão bem-vinda! Neste dia, é esperada uma pequena subida dos termómetros, ainda que as máximas possam manter-se entre os 9 ºC na Guarda e os 17 ºC em Faro.

Na madrugada de segunda-feira, espera-se ocorrência de chuva também no litoral Norte e Centro, mas de forma mais moderada e persistente, podendo estender-se a alguns regiões do interior. No entanto, espera-se uma melhoria gradual a partir das 18h.

No dia de Carnaval podemos contar com uma trégua maior

Como podemos observar no mapa acima, no dia de Carnaval, a chuva poderá ser um pouco mais residual, face aos dias anteriores. É esperada uma diminuição da mesma ao longo da madrugada de terça-feira, dando lugar a um dia praticamente seco, podendo contar com chuva mais persistente no noroeste, ainda que fraca. Quanto às temperaturas máximas, estas poderão oscilar entre os 11 ºC na Guarda e os 16 ºC em Santarém.

Todavia, e segundo o ECMWF, na quarta-feira, dia 18, a chuva poderá voltar com maior expressão ao noroeste do país, logo nas primeiras horas da madrugada, podendo intensificar-se e estender-se à restante região Norte e Centro ao longo do dia. Porém, como ainda faltam alguns dias, esta previsão contém uma margem de erro maior, pelo que aconselhamos que se mantenha atento às nossas atualizações diárias.