Entre que horas é mais provável que chova este fim de semana no Porto?

Apesar do regresso do anticiclone dos Açores, que proporcionará um tempo mais estável, prevê-se chuva este fim de semana no Porto e noutras zonas de Portugal continental. Saiba quando será mais provável.

A frente associada a uma região depressionária posicionada a norte da Península Ibérica, que posteriormente se transformou na tempestade Oriana já sobre a geografia espanhola no seu deslocamento para leste, não afetou diretamente Portugal continental, mas trouxe chuva persistente (e por vezes intensa) a várias regiões do nosso país, sendo ocasionalmente de granizo e acompanhada de trovoada.

A passagem da frente trouxe neve aos pontos mais elevados da Serra da Estrela e, esta manhã, com a entrada de uma massa de ar polar vinda de norte, a cota desceu para os 1200/1400 metros de altitude nas serras do Norte e Centro. Para o resto do dia prevê-se precipitação pós-frontal, tendencialmente intermitente, por vezes localmente forte e a alternar com abertas. Não se exclui a hipótese de granizo e trovoada até meio da tarde em zonas do litoral Norte, Centro e Oeste.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

Esta noite de sexta (13), tendo em conta o natural arrefecimento proporcionado pelo período noturno e a combinação do ar polar com a precipitação, prevê-se a possibilidade de queda de neve acima dos 800 metros de altitude. Por exemplo, para a cidade da Guarda não se exclui a hipótese de queda de neve pouco antes ou em redor da meia-noite, ainda que seja algo potencialmente de curta duração.

Anticiclone dos Açores regressa e proporcionará tempo estável este fim de semana, mas não em todas as zonas

A partir desta sexta-feira (13) o jato polar começa a abrandar, diminuindo a sua velocidade na nossa latitude, o que fará com que comece a traçar ondulações significativas que darão origem a uma sequência alternada de cristas anticiclónicas (por exemplo, anticiclone dos Açores disposto em crista) e depressões que transportem ar polar (como Oriana e outras tempestades já o fizeram).

Sábado, 14 de fevereiro, um dia de tempo seco, com céu geralmente pouco nublado, algo que será proporcionado pela subida em latitude do anticiclone dos Açores.
Sábado, 14 de fevereiro, um dia de tempo seco, com céu geralmente pouco nublado, algo que será proporcionado pela subida em latitude do anticiclone dos Açores.

Graças à subida em latitude do anticiclone dos Açores, o “comboio de tempestades” ver-se-á finalmente interrompido e o estado do tempo estabilizará em Portugal continental este sábado (14), um dia que se prevê seco e pouco nublado, sendo o primeiro em mais de um mês que não registará chuva generalizada.

Mesmo assim, em algum momento da madrugada e até início da manhã de sábado (14) não se exclui a possibilidade de aguaceiros residuais em pontos do litoral Centro e nas terras montanhosas do Alto Minho (nesta última zona poderão ser sob a forma de neve a partir dos 800 metros de altitude).

Devido à entrada da massa de ar frio, cuja estadia no nosso país será temporária por causa do serpenteante jato polar, espera-se uma descida das temperaturas este sábado (14), especialmente das mínimas: entre 2 (Vila Real) e 10 ºC (Viana do Castelo) na Região Norte, entre 1 (Guarda) e 11 ºC (Aveiro) na Região Centro, entre 11 e 14 ºC na Área Metropolitana de Lisboa, entre 5 e 7 ºC no Alentejo e 11 ºC em Faro.

Grande parte da precipitação acumulada observada neste mapa diz respeito à chuva que cairá hoje, 13 de fevereiro, e somente uma pequena quantidade diz respeito à chuva prevista para domingo, dia 15 (e apenas no Noroeste).
Grande parte da precipitação acumulada observada neste mapa diz respeito à chuva que cairá hoje, 13 de fevereiro, e somente uma pequena quantidade diz respeito à chuva prevista para domingo, dia 15 (e apenas no Noroeste).

O vento passará a soprar do quadrante Norte, produzindo rajadas até 75 km/h no litoral e até 90 km/h nas terras altas, o que se traduzirá num agravamento da sensação de frio um pouco por todo o país, mas especialmente nas zonas onde as rajadas serão mais intensas.

“Sol de pouca dura”. Chuva regressa ao Porto e a outras regiões no próximo domingo

Apesar da subida em latitude do anticiclone dos Açores, o posicionamento deste centro de altas pressões a sudoeste de Portugal continental (e não a oeste) e o facto de ainda não estar suficientemente robusto, fará com que não seja capaz de impedir a chegada de linhas de instabilidade no domingo (15). Serão geradas por um rio de humidade que contornará o flanco norte do anticiclone e se ‘colará’ a uma frente de fraca atividade, desorganizada e em fase de dissipação. Deste modo, é expectável o regresso da chuva a algumas regiões do país, ainda que de forma fraca.

No domingo (15) os mapas de confiança da Meteored antecipam uma probabilidade geralmente média a alta de precipitação para o Porto (distrito e cidade) e Noroeste de Portugal continental (onde se inserem também os distritos de Viana do Castelo, Braga, Aveiro e os setores ocidentais de Vila Real e Viseu, situados a oeste da Barreira de Condensação).

No domingo (15) haverá períodos de céu muito nublado de norte a sul do país, não se excluindo boas abertas. Na Região Norte apresentar-se-á muito nublado, onde aliás, a probabilidade de precipitação será mais elevada, especialmente entre as 12:00 e as 16:00.
No domingo (15) haverá períodos de céu muito nublado de norte a sul do país, não se excluindo boas abertas. Na Região Norte apresentar-se-á muito nublado, onde aliás, a probabilidade de precipitação será mais elevada, especialmente entre as 12:00 e as 16:00.

De madrugada poderá surgir logo no Alto Minho (distrito de Viana do Castelo), apesar da probabilidade ser muito baixa. A partir do meio da manhã de domingo (15) a probabilidade de chuva aumentará, podendo chover em mais zonas do Noroeste do país. Na Área Metropolitana do Porto em geral, e na cidade do Porto em particular, prevê-se que o período em que será mais provável chover tenha lugar entre as 12:00 e as 16:00 (igual ou superior a 50%).

Não obstante, é possível que chova quer antes do meio-dia, quer mesmo das 17:00 em diante, embora a probabilidade seja inferior. A mesma leitura é aplicável às restantes regiões do Noroeste do país, exceto nas zonas montanhosas do Minho e Vila Real, onde a probabilidade de chuva manter-se-á elevada até ao final de domingo, 15 de fevereiro.

De acordo com os nossos mapas, todas estas regiões deverão somar entre 1 e 10 mm de chuva ao longo de domingo (15), sendo valores substancialmente reduzidos quando comparados com a precipitação abundante e persistente ocorrida a um ritmo diário durante as últimas semanas.