Outono ‘estival’ esta semana, com temperaturas de até 30 ºC!

Após um fim de semana que teve períodos de chuva e vento forte, e descida das temperaturas, o anticiclone volta a impor-se em Portugal. O que acontecerá nos próximos dias? Confira a previsão!

sol; outono; tempo seco; anticiclone; outubro
Outubro com um arranque variável, típico do outono. Num ápice passaremos do ambiente fresco e húmido até à escalada significativa das temperaturas.

A primeira frente de outono foi breve, mas intensa, na sua passagem por Portugal continental. Descarregou chuva forte, especialmente na noite de sábado e durante as primeiras horas da madrugada de domingo, e fortes rajadas de vento que precederam uma descida significativa das temperaturas potenciada pela chegada de uma massa de ar mais fria. E agora, o que ocorrerá nos próximos dias?

Semana começa fresca e com ambiente húmido

O dia será, em geral, marcado por períodos nublados e algumas abertas, especialmente quanto mais para sul do país. Contudo, nesta tarde de segunda-feira, surgirão chuviscos fracos e dispersos pelo litoral Norte (Viana do Castelo e Braga), que chegarão também a algumas terras do interior (Vila Real) gerados pela passagem de um sistema frontal de fraca atividade. O mais significativo do dia de hoje será o ambiente fresco. Os termómetros vão assinalar mínimas inferiores aos 10 ºC em muitas capitais distritais, destacando-se o interior das regiões Norte e Centro.

Do tempo fresco e com chuva ao ambiente seco e com subida acentuada das temperaturas, será um ápice. Isto demonstra a dinâmica outonal em que cada vez mais estamos imersos.

Amanhã, o sistema frontal ainda deixará alguns remanescentes no nosso território durante boa parte do dia – especialmente nas primeiras 12 horas, à medida que se for deslocando para leste em direção a Espanha. Assim, a partir da meia noite do feriado de 5 de outubro está prevista precipitação de fraca a moderada intensidade no distrito de Viana do Castelo, que será mais fraca e menos abundante nos distritos de Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria. O interior será muito menos atingido, apesar de alguns aguaceiros fracos previstos para Vila Real, Viseu e Bragança.

Destaque também para as temperaturas que começarão a subir gradualmente. Da chuva e ambiente fresco ao calor e tempo seco num ápice, demonstra a dinâmica outonal de variabilidade atmosférica em que estamos cada vez mais imersos.

O anticiclone impõe-se: até quando?

De acordo com o nosso modelo de referência, o do ECMWF, a partir de hoje a crista anticiclónica começará a impor-se sobre o nosso país, embora a sua influência não seja suficiente para afastar a chuva que cairá hoje, e sobretudo amanhã, sobre uma boa parte do país.

Depois disso, sim, a estabilidade regressa e perdurará durante os próximos dias. A partir de quarta-feira, as temperaturas sobem de forma acentuada de norte a sul de Portugal continental, prevendo-se que atinjam ou ultrapassem os 31 ºC no Baixo Alentejo e em localidades da raia algarvia. Será o regresso do tempo maioritariamente soalheiro ao país.

Na quinta-feira o cenário previsto é praticamente o mesmo, embora com nova subida das temperaturas, especialmente das mínimas. Alguma nebulosidade alta irá pairar sobre uma grande parte do país, embora esteja previsto céu limpo no Baixo Alentejo, Algarve, litoral Norte e Nordeste Transmontano. O vento soprará tendencialmente fraco de Nordeste e os termómetros vão assinalar 29 ºC em Santarém, Beja e Évora e 30 ºC em Leiria.

mapa temperaturas; ecmwf; portugal continental
Devido ao regresso do anticiclone, estará aberta a 'via' para tempo soalheiro e subida das temperaturas, em algumas localidades do sul português, até aos 30 ºC.

Na sexta-feira prosseguirá o ambiente soalheiro e estável, com céu limpo de lés a lés do país, apenas interrompido por alguns períodos de nebulosidade alta no litoral Norte. O regime de vento continuará semelhante e as temperaturas registarão alterações, subindo no interior e baixando no litoral, de um modo geral. O tempo manter-se-á ameno e seco. Para o curto e médio prazo, não se avizinham alterações significativas, pelo que o fim de semana deverá manter a tendência meteorológica.

 E nos Arquipélagos?

Nas Ilhas dos Açores prevê-se tempo variável, com períodos de chuva e nebulosidade a alternar com abertas, sempre influenciado por sistemas frontais que deixarão precipitação durante quase todos os dias da semana em todos os Grupos. Os dias mais húmidos e instáveis serão terça e quarta-feira, com vento forte de Sudoeste, associados aos vestígios do furacão Sam. A máxima em Ponta Delgada será de 23 ºC durante toda a semana.

Já a Madeira, começou a semana com alguns aguaceiros, esperando-se diminuição gradual da nebulosidade ao longo da semana. O vento predominante soprará moderado a forte de Nordeste até quarta-feira, com máximas a oscilar entre os 23 ºC e os 25 ºC no Funchal.