Onda de calor em Portugal provocará temperaturas acima dos 40 ºC: eis as áreas mais expostas ao calor nos próximos dias!

Segundo o modelo europeu ECMWF, as temperaturas vão continuar a aumentar e no fim de semana atingirão o pico desta semana. Confira quais os locais mais quentes do país!
O último dia de julho será marcado por alguma nebulosidade crescente a partir das primeiras horas da tarde, ainda que as temperaturas se mantenham elevadas tanto durante o dia, como à noite. São esperados valores máximos entre os 25 ºC em Viana do Castelo e os 37 ºC para Beja e Santarém.
O país continua quase todo sob aviso amarelo
Segundo o IPMA, todos os distritos, à exceção de Faro, que se encontra livre de aviso, e de Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa, cujo aviso amarelo será levantado hoje às 18h, se encontram sob aviso amarelo devido ao tempo quente, até às 18h do dia 2 de agosto, próximo sábado.

Amanhã, sexta-feira, poderá denotar-se uma ligeira diminuição da temperatura junto à faixa litoral, assim como uma noite mais fresca, também na mesma área. Na faixa interior, mesmo nas horas noturnas, as temperaturas poderão rondar os 30 ºC.
O litoral Oeste continua a ser das regiões mais frescas do país, tanto durante o dia como à noite, com temperaturas a oscilarem entre os 22/24 ºC durante o dia e os 16/17 ºC à noite.
No fim de semana os termómetros voltam a subir de forma significativa
No sábado, os termómetros voltam a aumentar, sendo esperadas máximas na ordem dos 40 ºC no Baixo Alentejo, Ribatejo e Beira Baixa. Nas horas noturnas, os valores podem manter-se nos 30 ºC no Vale do Douro, Beira Baixa e Alentejo.
Domingo poderá ser o dia mais quente da semana, com o mercúrio a ultrapassar os 40 ºC em diversos locais de Norte a Sul do país, tanto na faixa interior como na faixa litoral. O Ribatejo e o Alentejo poderão ultrapassar os 42 ºC, sendo das regiões mais quentes do país. Com este aumento, o risco de incêndio aumenta para o nível máximo principalmente nas regiões Norte e Centro.
Esta previsão é feita com base no nosso modelo de referência, ECMWF, no entanto, o modelo americano, GFS, aponta para temperaturas ainda mais elevadas para as zonas supracitadas. Convém referir que as mesmas podem mesmo alcançar os 45 ºC na região de Abrantes (Santarém) e na região de Mora (Évora). No entanto, mantenha-se atento às próximas atualizações.