Primeiro fim de semana de agosto: onda de calor em Portugal intensificará e estas serão as zonas mais afetadas!

Nos próximos dias, os termómetros vão continuar a registar temperaturas elevadas em todo o país. Saiba onde e por quanto tempo se prevê que esta situação de onda de calor irá durar, acompanhando a nossa previsão!
Os últimos dias têm ficado marcados pelo calor intenso. Os avisos amarelos do IPMA para o tempo quente têm estado em vigor em todos os distritos de Portugal continental, à exceção de Faro, onde as máximas têm sido mais razoáveis. Durante o dia de hoje os avisos meteorológicos mantêm-se para as mesmas áreas, sendo que para amanhã, para além de Faro também Lisboa, Leiria, Coimbra e Aveiro deixam de estar sob aviso.
Isto pode significar que até ao final da semana seja possível que as temperaturas desçam ligeiramente, ajudando os bombeiros a combater um dos maiores flagelos de todos os verão: os incêndios! A área ardida, de Norte a Sul, já é de milhares de hectares, sendo mais expressiva nos incêndios de Ponte da Barca, de Arouca e de Penamacor (este último já se encontra em fase de resolução).
Em pleno verão o calor pode acalmar, mas estará sempre presente, sendo que voltará em força durante o fim de semana. A ingestão de líquidos, a utilização de protetor solar e o cuidado com a não exposição ao fumo dos incêndios deve estar no topo das prioridades, nestes dias.
Sábado com temperaturas máximas a escalar
O dia de sábado (2) vai ficar marcado por nova subida das máximas, depois de um período de certa acalmia, no último dia de julho e, principalmente, no primeiro dia de agosto. Espera-se que as máximas subam com mais vigor na região Sul de Portugal continental. O céu vai estar pouco nublado ou limpo, sendo que é expectável alguma nebulosidade persistente no litoral Oeste, durante a manhã.

O vento voltará a soprar fraco a moderado, de Noroeste, com rajadas que poderão chegar a valores entre os 40 km/h e os 50 km/h, principalmente nas terras altas do litoral ocidental. As temperaturas mínimas poderão variar entre os 16 ºC de Viana do Castelo e os 22 ºC de Portalegre, sendo que as máximas deverão oscilar entre os 27 ºC de Viana do Castelo e os 39 ºC de Beja.
Nos arquipélagos, a interação entre o anticiclone dos Açores e uma depressão barométrica de origem térmica sobre o Oceano Atlântico, mas vinda do Norte de África, está a ser responsável pela ocorrência de períodos de céu muito nublado, alternado com outros de boas abertas. Nos Açores, apenas se espera alguma precipitação na vertente Norte da ilha de São Miguel (Grupo Oriental). As temperaturas mínimas deverão oscilar entre os 19 ºC e os 21ºC e as máximas estarão a rondar os 24 ºC/25 ºC.

Na Madeira haverá mais nebulosidade durante mais tempo, principalmente na vertente Norte da ilha. As temperaturas mínimas nas geografias madeirenses deverão oscilar entre os 18 ºC e os 21 ºC, sendo que as máximas deverão variar entre os 23 ºC e os 26 ºC.
Domingo tórrido define a toada da semana
O primeiro fim de semana de agosto ficará marcado por nova subida das temperaturas, sendo o domingo (3) o dia em que subida das máximas no território continental pode indiciar o início de um episódio de calor extremo, que se desenrolará durante a semana. Tal como no dia anterior, o céu vai apresentar-se, de forma geral, limpo, estando previstos alguns períodos de nebulosidade no litoral Oeste, durante a manhã. A neblina ou nevoeiro matinal também estarão presentes em várias áreas da faixa costeira, entre Lisboa e o Porto.

Tal como no dia anterior, o vento também deverá soprar fraco a moderado, no início do dia e ao final da tarde, mas desta ver do quadrante Este. As temperaturas mínimas deverão variar entre os 18 ºC (Viana do Castelo, Coimbra e Guarda) e os 23 ºC (Castelo Branco e Portalegre). Já as máximas deverão oscilar entre os 28 ºC de Viana do Castelo e os 41 ºC de Beja, sendo que Castelo Branco também deverá chegar aos 40 ºC.
Nos territórios insulares, a previsão do estado do tempo aponta para um domingo muito idêntico ao sábado anterior. Na Madeira, mais nebulosidade na vertente Norte da ilha homónima e também na ilha de Porto Santo. A vertente Sul poderá contar com boas abertas ao longo do dia. As mínimas deverão variar entre os 17 ºC e os 21 ºC, sendo que as máximas deverão variar entre os 23 ºC e os 26 ºC.

Nos Açores está previsto um ligeiro agravamento do estado do tempo, especificamente na ilha do Pico, estando previstos alguns aguaceiros fracos. Deverá acontecer o mesmo na vertente Norte da ilha de São Miguel. Nas restantes geografias açorianas esperam-se períodos de céu nublado, alternando com boas abertas. As temperaturas mínimas deverão variar entre os 19 ºC e os 21 ºC, sendo que as máximas não deverão ultrapassar os 24 ºC /25 ºC.
O dia de hoje, tal como o dia de amanhã revestem-se de especial importância para os agentes de proteção civil e para os operacionais que combatem as chamas, já que a ligeira acalmia antecede uma nova subida dos termómetros que durará, pelo menos, até terça-feira (5).