Primeira semana de agosto com onda de calor em Portugal continental, mas haverá um alívio térmico temporário, eis quando

O IPMA emitiu aviso laranja devido ao tempo quente para todos os distritos para o dia 3 de agosto, à exceção de Faro que se encontra sob aviso amarelo. No entanto, espera-se um alívio ligeiro das temperaturas.
O fim de semana contará com um aumento das temperaturas, sendo que o IPMA já emitiu aviso laranja para 17 distritos de Portugal continental, e aviso amarelo para o distrito de Faro. Estes estarão em vigor entre as 9h e as 18h de domingo, dia 3 de agosto.
Nesse dia são esperados valores máximos entre os 28 ºC em Viana do Castelo e os 41 ºC em Santarém. Localmente, os valores podem exceder os 41 ºC em vários pontos do Ribatejo, Alentejo e Beira Baixa. Junto ao litoral Norte, os valores podem chegar aos 40 ºC, como podemos observar na imagem abaixo.

Mais uma vez, o modelo americano GFS mostra um cenário mais grave, com temperaturas na ordem dos 45 ºC na zona de Coruche, no distrito de Santarém, que, segundo ambos os modelos (americano e europeu), será o distrito mais quente do país no domingo.
A partir de segunda-feira sentir-se-á um ligeiro alívio das temperaturas
Ainda que as temperaturas continuem elevadas no arranque da próxima semana, os valores diminuem ligeiramente, podendo oscilar entre os 26 ºC em Viana do Castelo e os 40 ºC em Santarém. Castelo Branco e Vila Real serão das cidades mais quentes, com 39 ºC.
À noite, os valores continuarão elevados, especialmente na faixa interior, onde junto à fronteira podem registar-se cerca de 33 ºC tanto no Nordeste Transmontano, como na Beira Baixa e no Alentejo. Já no litoral, um dos locais mais frescos será a zona da Póvoa de Varzim, que poderá registar 17 ºC. Desta forma, as anomalias térmicas estarão acima da média em praticamente todo o território.

Na terça-feira sentir-se-á uma diminuição das temperaturas junto à faixa litoral. Desta forma, os valores podem variar entre os 23 ºC em Viana do Castelo e os 39ºC em Vila Real. Neste dia, o Vale do Douro será a região mais quente do país, podendo registar até 42 ºC.
O alívio continua na quarta-feira, com mais impacto
A faixa litoral continuará a sentir um alívio contínuo das temperaturas, onde na quarta-feira se esperam máximas entre os 21 ºC em Viana do Castelo e os 39 ºC em Beja. Ainda assim, o Vale do Douro poderá ser, mais uma vez, a região mais quente do país, com valores locais na ordem dos 41 ºC, seguido da Beira Baixa e do Baixo Alentejo, cujos valores podem chegar aos 40 ºC, localmente.
A acompanhar esta tendência de descida, poderemos contar com valores mais frescos também nas horas noturnas. Nas últimas horas do dia de quarta-feira, esperam-se valores de temperatura entre os 17 ºC em Aveiro e os 28 ºC em Castelo Branco.
Para além desta diminuição gradual, ainda que pouco significativa, das temperaturas, também se espera alguma nebulosidade entre segunda e quarta-feira, principalmente junto à costa.