Onda de calor à vista em Portugal: começa esta quinta, 24 de julho e estas serão as zonas mais afetadas. Eis até quando!

Está à caminho mais um episódio de tempo quente neste verão 2025 em Portugal continental. As regiões potencialmente mais expostas ao calor abrasador poderão registar 40 ºC, ou localmente mais. Saiba a previsão completa!

Depois de um fim de semana invulgarmente fresco para o verão, e até marcado pela ocorrência de chuva fraca, pontualmente moderada nalgumas regiões de Portugal continental, esta segunda-feira (21) manteve o registo do ponto de vista térmico, com temperaturas inferiores ao normal para a época do ano.

De acordo com os mapas de referência da Meteored, baseados no modelo da nossa maior confiança (ECMWF), está prevista uma subida de temperatura a partir da próxima quinta-feira, 24 de julho.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

A intensificação do calor será sobretudo sentida a partir de sexta-feira (25), quer em termos dos valores absolutos das temperaturas máximas do ar, quer em termos de área geográfica abrangida, o que corrobora aquilo que aqui na Meteored temos vindo a salientar nas nossas últimas previsões.

Prevê-se uma anomalia térmica positiva acentuada em grande parte da extensão territorial do Continente, com destaque enorme para as regiões do litoral (temperaturas máximas do ar até 15 ºC acima dos valores médios da normal climatológica de referência).

Adicionalmente, para além de contar com valores acima da média para a época do ano, o novo episódio de calor abrasador poderá durar pelo menos até à próxima quarta-feira, dia 30, o que o tornaria, sem margem para dúvidas, num fenómeno meteorológico extremo conhecido cientificamente como onda de calor.

O que explica esta potencial onda de calor?

Espera-se que, ao longo dos próximos dias, o anticiclone situado a sudoeste do arquipélago dos Açores se desloque gradualmente para les-nordeste, intensificando e estendendo-se gradualmente em crista para o Golfo da Biscaia a partir de quinta-feira (24). Posteriormente, continuaria a estender-se rumo à Europa Central a partir de sexta (25) e/ou sábado (26).

Litoral Oeste e alguns outros locais de Portugal continental estarão expostos a uma intensificação da Nortada entre quarta (23) e sexta-feira (25).

Este fator, em combinação com uma região depressionária situada entre o norte de África e a Península Ibérica, originará sobre Portugal continental, o transporte de massas de ar quente e seco provenientes do interior da Península Ibérica. A partir de sábado (26) o arquipélago da Madeira também estará exposto a estas massas de ar quentes.

Potencial onda de calor arranca nesta quinta-feira e 40 ºC à vista em muitas regiões, saiba quais

Prevê-se uma subida significativa da temperatura do ar a partir da próxima quinta-feira, 24 de julho. A temperatura máxima deverá atingir valores acima dos 30 ºC em grande parte da geografia do Continente, com alguns locais a atingirem 40 ºC, tais como no interior da Região Sul e no vale do Tejo (distritos de Portalegre, Évora, Beja, Faro, várias zonas de Santarém e Setúbal).

Quanto às temperaturas mínimas, espera-se que as mesmas ultrapassem os 20 ºC nalguns locais do interior. Estão à vista noites tropicais no Sul do nosso país, e ainda no Vale do Tejo e na Beira Baixa (distrito de Castelo Branco).

Potencial onda de calor à vista em Portugal continental. Preveem-se temperaturas a rondar os 40 ºC, ou mais, durante vários dias seguidos.

Antes desta onda de calor, o vento soprará moderado a forte de nor-noroeste na faixa costeira ocidental (especialmente nos distritos de Leiria e Lisboa) e nas terras altas, entre quarta (23) e até sexta-feira (25). São expectáveis rajadas máximas de 65 km/h.

Para a Região Autónoma da Madeira espera-se, a partir de sábado (26), que as temperaturas máximas possam rondar, ou até mesmo ultrapassar, os 30 ºC, sobretudo na metade meridional e nas Regiões Montanhosas.

Horizonte temporal de previsão acarreta incerteza na intensidade e duração desta onda de calor

Por causa do horizonte temporal deste episódio de tempo quente, ainda persiste alguma incerteza na intensidade e duração do episódio (uma potencial onda de calor), pelo que aconselhamos o acompanhamento diário das nossas previsões aqui na Meteored e dos avisos meteorológicos que serão emitidos oficialmente pelo IPMA nos próximos dias.