Calor a intensificar, algumas nuvens e nortada forte: eis o que esperar do tempo nestas regiões de Portugal esta semana

Esta semana começa com temperaturas amenas em todo o país e sem previsão de chuva para os próximos dias. No entanto, poderemos contar com nortada intensa, alguma nebulosidade e com uma gradual intensificação do calor. Saiba a previsão completa!
O dia de hoje amanheceu com alguma nebulosidade especialmente no norte do país e com temperaturas que não deverão ultrapassar os 19 ºC em Viana do Castelo nem os 30 ºC em Beja. Para além disto, a nortada poderá intensificar-se à medida que as horas passam, especialmente ao longo da costa litoral, com maior expressão no Centro e Sul.
Até quinta-feira esperam-se algumas oscilações nas temperaturas, com alguns altos e baixos, assim como alguma nebulosidade e aumento da velocidade do vento proveniente de Norte. No entanto, depois desse dia espera-se uma mudança no panorama geral.
Terça-feira os termómetros sobem e a nortada intensifica-se
Terça-feira poderá amanhecer com alguma nebulosidade junto à costa litoral Norte e Centro, devendo a mesma permanecer sobre as mesmas regiões ao longo do dia, ainda que possa ser um dia com boas abertas. No entanto, não se descarta a possibilidade de ocorrência de precipitação fraca no noroeste do país nas primeiras horas da tarde.

Em relação às temperaturas, estas deverão aumentar de forma generalizada, podendo os valores oscilarem entre os 20 ºC em Viana do Castelo e os 33 ºC em Beja, devendo, localmente, serem registados valores até aos 35 ºC no Baixo Alentejo, Beira Baixa e Algarve.
Ainda assim, espera-se uma intensificação da nortada, a partir das primeiras horas da tarde, onde ao final do dia se esperam rajadas com velocidade superior a 50 km/h em vários pontos do litoral Centro e Sul.
Quarta-feira os termómetros diminuem e a nortada volta a intensificar-se
Quarta-feira poderá ser o dia mais cinzento da semana, não se descartando a ocorrência de chuva fraca em alguns locais da faixa litoral Centro, especialmente entre as últimas horas da manhã e as primeiras da tarde. O resto do território poderá contar com um dia geralmente nublado, com algumas abertas.
Esta instabilidade irá ser sentida também na descida das temperaturas máximas, onde os valores deverão variar entre os 20 ºC em Viana do Castelo e os 32 ºC em Castelo Branco.

Em relação à nortada, também se espera que neste dia a velocidade de rajada volte a aumentar, afetando toda a faixa litoral de Norte a Sul, devendo ser mais intensa no Litoral Oeste e em Lisboa. A atualização mais recente dos nossos mapas indica que este será o dia mais ventoso da semana, com rajadas a poderem chegar aos 66 km/h, como podemos ver no mapa acima.
A partir de quinta-feira dar-se-á uma mudança em vários fatores
Quinta-feira poderá amanhecer ainda com algumas nuvens altas, especialmente na região Centro, no entanto é expectável que à medida que as horas passam o céu se torne completamente limpo, dando origem a um dia seco e soalheiro.
Para além disto, a nortada irá perder intensidade, como já referimos, e as temperaturas voltarão a aumentar, sendo esperados valores máximos entre os 23 ºC em Viana do Castelo e os 35 ºC em Beja.
Esta tendência manter-se-á na sexta-feira, onde se espera um dia seco, soalheiro e quente, com um novo aumento das temperaturas, onde podemos esperar máximas entre os 23 ºC em Viana do Castelo e os 36 ºC em Beja. Localmente, os valores podem chegar aos 37 ºC em diversos pontos das regiões Centro e Sul. Neste dia, a nortada voltará a perder força, ainda que se possam registar rajadas na ordem dos 50 km/h no Litoral Oeste.
No sábado, a maior parte do país registará valores acima dos 30 ºC
O mercúrio volta a subir no próximo sábado, que será um dia soalheiro e seco, podendo contar com valores entre os 24 ºC em Viana do Castelo e os 37 ºC em Beja. Até onde conseguimos ver, este será o dia mais quente até lá, ainda que domingo possa manter esta tendência.

Mesmo na faixa litoral os valores vão aumentar, sendo que a maior parte do país registará temperaturas acima dos 30 ºC, localmente, sendo que as máximas locais podem chegar perto dos 40 ºC, principalmente no Ribatejo e Alentejo.
A nortada volta a diminuir, ainda que possam registar-se rajadas até 45 km/h nas regiões Centro e Sul, ao final da tarde. Espera-se que até ao final do dia a velocidade do vento diminua de forma significativa.