O tempo no verão climatológico em Portugal, como será?

O tempo de sol, calor e calma anticiclónica impôs-se nesta segunda quinzena de maio em Portugal continental. Mas o que teremos por diante nos próximos meses? Como poderá ser o verão pandémico de 2020, uma das estações mais desejadas devido ao sol e ao calor? Contamos-lhe tudo aqui!

sol calor mar oceano praia algarve quente tempo clima
O verão climatológico terá início na próxima segunda-feira, 1 de junho. Como será esta estação do ano em 2020, ano de pandemia?

Estamos na reta final do mês de maio de 2020, um ano civil que tem sido muito complicado, sobretudo devido ao surgimento de uma epidemia, que rapidamente se converteu numa pandemia uma vez que afetou o planeta Terra à escala global. No momento desta edição, o nosso país registava até à data 31.596 casos positivos confirmados de covid-19, com a região Norte, Alentejo, Algarve e Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira relativamente estáveis.

No entanto, mesmo com todas as restrições que existem, o plano de desconfinamento continua em marcha e as gentes, cansadas de estarem trancadas em casa vão aproveitando este ‘primaverão’ que se antecedeu no tempo cronológico, e também meteorológico. Estes últimos dias de maio tem sido tudo, menos primaveris. Temperaturas que em vários territórios ‘bateram’ quase os 30 ºC, os atingiram ou até superaram esse valor, como os casos de Viana do Castelo, Porto, Lisboa ou Beja.

Verão, porquê climatológico?

De acordo com a ciência da Climatologia, o verão climatológico corresponde ao período de tempo cronológico e climatológico que se estende desde o dia 1 de junho (próxima segunda-feira) até ao dia 31 de agosto de 2020 (último dia do oitavo mês do ano).

Até porque, se encaixarmos a palavra ‘verão’ nos seus trâmites segundo as leis da Astronomia, esta estação do ano tão desejada pelos que vão a ‘banhos’ de sol e mar, só começa realmente a 21 de junho (solstício de verão) terminando por volta de 21 de setembro (equinócio de outono). Seguindo as recomendações da Direção-Geral da Saúde, os que frequentarem as praias vão poder usufruir dela, com as devidas precauções, cuidados e recomendações, como pode ver aqui.

O que contam os modelos?

Com base no modelo Europeu (ECMWF), de que dispomos aqui na Meteored, antecipa-se um verão muito quente, soalheiro e equilibrado, onde proliferará a calma anticiclónica, as altas pressões e as temperaturas elevadas.

No entanto, o verão climatológico terá um início tormentoso, uma vez que se prevê que entre pelo menos o dia 1 de junho e o dia 4, as tempestades, munidas de trovoada, aguaceiros e possivelmente granizo, entrem em ação em território nacional e invadam a geografia luso-continental. Algo que, por ainda estarmos a alguma distância temporal, requer algum cuidado no diagnóstico de previsão meteorológica.

O modelo americano (GFS) aposta num cenário em que o tempo em Portugal continental será também mais quente que o habitual. Por outro lado, ao invés do modelo Europeu, o GFS aponta para um cenário em que a precipitação registará quantidades ligeiramente acima dos valores de referência.


Um verão pandémico

Neste verão que está prestes a começar, nunca se esqueça de utilizar máscara, pôr o protetor solar para proteger a pele da radiação UV e adquirir vitamina D, essencial para pelo menos tentar fortalecer o sistema imunitário dos nossos corpos. Até porque, muito recentemente, a região de Lisboa e Vale do Tejo registou um pequeno ‘outbreak’. Todo o cuidado é pouco, mas há que desfrutar da natureza. Aproveite o verão que, climatologicamente, chega já na próxima segunda-feira (1).