Planos da SpaceX e da NASA saíram gorados: quando tentam de novo?

Esta noite a SpaceX, do empresário Elon Musk, em conjunto com a NASA, esperava fazer história ao transportar dois astronautas da NASA para a Estação Espacial Internacional no seu primeiro vôo tripulado, partindo desde os Estados Unidos! Mas os planos previstos falharam. Quando vão tentar de novo?

Crew Dragon
A Crew Dragon DM-2 é a cápsula desenvolvida pela SpaceX que levará dois astronautas da NASA para a Estação Espacial Internacional nesta quarta-feira (27). Imagem: Divulgação/SpaceX.

Foi agendada para esta quarta-feira (27) a primeira missão tripulada no espaço da empresa norte-americana SpaceX, do empresário Elon Musk, responsável pelos satélites Starlink! Este vôo teste, chamado de Demo-2, tem como missão enviar dois astronautas da NASA, Robert Behnken e Doug Hurley, para a Estação Espacial Internacional a bordo da cápsula Crew Dragon DM-2, que será transportada para o espaço pelo foguete Falcon 9.

A Demo-2, além de ser o primeiro vôo tripulado da SpaceX, será também o primeiro vôo tripulado partindo do solo norte-americano em 9 anos! Esta é a primeira vez desde o dia 8 de julho de 2011 que a NASA volta a tentar o envio de astronautas para o espaço a partir do Kennedy Space Center, no Cabo Canaveral, Flórida. Desde 2011, com o fim do programa espacial, os Estados Unidos enviam os seus astronautas para a Estação Espacial através de foguetes russos lançados a partir do Cazaquistão.

A Demo-2 é o teste final para o sistema de vôo espacial humano da SpaceX a ser certificado pela NASA para missões operacionais de tripulação de 'vai e vem' para a Estação Espacial. A cápsula Crew Dragon já foi testada no ano passado, com apenas um manequim a bordo. “Ripley” era um manequim passageiro, cheio de sensores no corpo que fez um vôo teste para registar toda a experiência que um astronauta teria a bordo da cápsula.

O lançamento foi agendado para esta noite de 27 de maio de 2020. Foi também a primeira vez que houve um lançamento no Kennedy Space Center sem uma multidão de telespectadores, devido à pandemia da Covid-19. A NASA tem pedido à população que assista a partir das suas casas, através dos canais de transmissão da NASA e da SpaceX. Pode até experimentar as suas habilidades tentando acoplar à Crew Dragon na Estação Espacial num simulador criado pela SpaceX neste link!

Como estava o tempo no momento do lançamento?

Todos os aspetos meteorológicos foram bem avaliados para garantir que o lançamento ocorresse de forma segura. Experiências do passado mostram que mesmo não havendo grandes tempestades no momento do lançamento, dependendo das condições, o foguetão pode disparar o seu próprio raio segundos após o lançamento! Foi exatamente isto que ocorreu durante o lançamento da Apollo 12 em novembro de 1969, missão que levaria pela segunda vez o homem à Lua, menos de 4 meses após o primeiro feito da tripulação da Apollo 11.

Os meteorologistas da Força Aérea americana estão a monitorizar um distúrbio tropical que se prolonga pela costa leste da Flórida, que poderá piorar as condições do tempo na hora do lançamento. De acordo com as previsões do grupo, há 60% de chance das condições meteorológicas estarem boas o suficiente para o lançamento hoje pela noite. Lamentavelmente, o estado do tempo piorou com o desenrolar das horas e o lançamento foi adiado para sábado, dia 30 às 21h22, horário de Lisboa.

De acordo com os meteorologistas, se o lançamento for transferido para o próximo sábado, as chances de ter condições mais estáveis de tempo são maiores, com 70% de probabilidade de boas condições meteorológicas.