O tempo na Semana Santa 2019: primeiras tendências!

Já saíram as primeiras previsões para a Semana Santa 2019 e queremos ser os primeiros a contar-lhe: temperaturas e precipitações entre os dias 14 e 21 de abril.

Para irmos tendo uma noção: a Semana Santa poderá ser mais quente do que fria.

Faz alguns dias que o modelo ECMWF atualizou as suas previsões semanais a longo prazo, abrangendo a Semana Santa que este ano decorre de 14 a 21 de abril. Parece que nesse período as temperaturas vão manter-se dentro da média, sem alterações significativas de norte a sul e em concreto, no litoral do país.

Quanto muito, antecipam-se anomalias positivas até 3 ºC nos territórios do interior, fruto da continentalidade e da localização geográfica. No que diz respeito às chuvas, prevêem-se registos dentro da média, um pouco mais abundantes em alguns pontos da região Centro e em toda a região Sul, sendo que aqui deverá acumular uma anomalia positiva de 10 mm.

Analisando aquilo que estes mapas mostram, pode-se interpretar o predomínio de vento do quadrante este. Isto poderá resultar num mês de abril algo húmido e fresco numas semanas, alternando com outras semanas em que terá temperaturas normais ou ligeiramente mais quentes. As chuvas estarão dentro da média. No entanto, tudo isto para já são suposições. Há que analisar e verificar semana a semana.

Anomalias previstas para as precipitações na Semana Santa, destacando-se a região Sul com mm de chuva superior à média.

Qual o tempo que costuma estar?

Neste caso em concreto vamos remeter-nos ao tempo que costuma estar nesta altura com base na climatologia. Abril é o mês primaveril por excelência. A incerteza no tempo é máxima: os dias soalheiros e agradáveis intercalam-se com outros frescos e tempestuosos.

As temperaturas são em geral 2 ºC mais elevadas que em março, o que significa que durante um significativo conjunto de dias poderá andar de manga curta. No entanto, existe uma grande variabilidade de temperaturas, pois há anos marcados pela presença de massas de ar quente e outros anos com predomínio das massas frias. Ainda assim, devido ao aquecimento global, às alterações climáticas em geral, terá tendência à presença de temperaturas cada vez mais elevadas.

As temperaturas máximas aproximam-se dos 15 ºC na região Norte, quer interior quer litoral, enquanto que na região Sul chegará perto dos 20 ºC, havendo dias em que poderá até ultrapassar a fasquia dos 20 ºC. As mínimas serão algo mais frias, embora sem orvalhadas e geadas durante a noite, exceto alguns locais mais serranos.

De novo, há que realçar a imensa variabilidade associada a este mês e à época do ano. Nas precipitações, a incerteza é ainda maior visto que nesta altura há anos em que não cai nem um pingo de chuva e outros em que se sobressaem as dezenas de litros, com autênticas trombas de água.