Tempo esta semana: sol e calor autênticos de primavera

Sem quaisquer indícios de chuva, o anticiclone atua em conjunto com ar quente do norte de África, dando estabilidade à atmosfera. Até quando estará este tempo?

Alfredo Graça Alfredo Graça 25 Mar. 2019 - 11:51 UTC
A primavera continua a ser caracterizada por sol em generosas quantidades e para já, nada de chuva.

O tempo nesta semana não trará grandes novidades para o nosso país. Depois de um domingo marcado pela exceção à regra do que o tempo tem sido – aguaceiros e trovoada em parte da região Centro e na região Sul – a corrente situação sinótica, suportada pela análise aos modelos de previsão, mostra que o estado de tempo será caracterizado pela influência de uma depressão no Norte de África. Isto significa o espalhamento de mais ar quente que chegará até ao nosso país, que conjugado com a permanência do anticiclone a Norte, mantém as condições de estabilidade na atmosfera, resultando em tempo seco e soalheiro.

Hoje o dia terá o céu parcialmente nublado na região Sul, e pouco nublado no Norte e no Centro, praticamente limpo, sem quaisquer indícios de precipitação e vento a soprar moderado de Sueste na região Sul, girando posteriormente para Norte e soprando mais forte na linha de costa Ocidental durante a tarde. No que toca às temperaturas, o termómetro registará máximas na ordem dos 22ºC no Algarve, entre os 23 e os 25ºC nos distritos de Portalegre, Évora e Beja, chegando mesmo aos 26 ºC nos distritos de Leiria e Santarém. No litoral norte variará entre os 21 ºC e os 24 ºC na faixa que se estende entre Viana do Castelo e Aveiro. No interior Norte, as máximas registadas não passarão dos 18 ºC. A ondulação marítima será pouco notória, atingindo até 2,5 metros de altura na costa Ocidental e de apenas 1,5 metro na costa Sul.

Para amanhã, prevê-se céu parcialmente nublado no Sul, com poucas nuvens a povoar o Norte e o Centro. As chuvas continuarão sem vir e vento soprará moderado a forte do quadrante Sul. Temperaturas máximas na ordem dos 21 ºC no Algarve, 25 ºC no Alentejo, 26 ºC no Vale do Tejo e 18 ºC no interior Norte. Como resultado da elevada amplitude térmica diária que se tem feito sentir ao longo deste mês de março, espera-se novamente um acentuado arrefecimento noturno.

Abundância de sol no final da semana

Na quarta-feira, prevê-se céu limpo para todo o país, com exceção da região Algarvia e parte do litoral Alentejano que terão céu parcialmente nublado. Vento soprará tendencialmente do quadrante Sul, podendo girar para este. Prevê-se ligeira descida das temperaturas máximas em todo o território continental. Na jornada de quinta-feira, prevê-se céu limpo em todo o país, com generosas quantidades de sol e nova descida ligeira das temperaturas. O vento vai soprar moderado a forte do quadrante sul.

Tempo nos Arquipélagos

Nos Açores, nomeadamente na ilha de São Miguel, teremos um dia de sol, com 19 ºC de máxima. Contudo, prevê-se descida da temperatura máxima para 16 ºC amanhã, e assim permanecerá até final da semana. Alternando entre períodos de céu bastante nublado e céu limpo, o vento soprará fraco a moderado de Nordeste ao longo de toda a semana.

Na Madeira (Funchal) choverá toda a semana sem exceção, sendo que hoje será o dia mais chuvoso. Nos outros dias, pode-se dizer que choverá em quantidade pouco significativa. Hoje e amanhã serão dias bastante ventosos, até 70 km/h de nordeste. Nos restantes dias, vento menos intenso e destaque para temperatura máxima de 19 ºC, 20 ºC.

Publicidade