Nuvens, vento e descida das temperaturas farão parte do estado do tempo desta semana em Portugal

Portugal continental inicia a segunda quinzena de agosto com um cenário atmosférico muito diferente do que tem sido. Confira aqui a previsão!
Hoje o dia amanheceu nublado em boa parte do país, ainda que com o passar das horas as nuvens se dispersem, dando lugar a um dia com céu geralmente limpo. Para além das nuvens, denota-se já a descida das temperaturas que temos vindo a anunciar, onde se esperam máximas entre os 20 ºC em Viana do Castelo e os 35 ºC em Faro.
Faro (distrito), é o único que, neste momento, se encontra sob aviso amarelo, devido às temperaturas elevadas. Este manter-se-á em vigor até às 18h de hoje. Para além disto, e segundo o IPMA, o risco de incêndio irá diminuir nos próximos dias, podendo voltar a aumentar no fim de semana, ainda que numa área menor.
Para além das nuvens, o vento também fará parte do nosso quotidiano nos próximos dias
À semelhança do dia de hoje, os próximos dias contarão com alguma nebulosidade, principalmente nas regiões Norte e Centro, ainda que no Sul, especialmente próximo do litoral, também se possa contar com algumas nuvens. Esta contará com boas abertas ao longo do dia.

O vento também continuará a soprar moderado a forte em boa parte da nossa geografia continental, com rajadas, muitas vezes, superiores a 40 km/h. É esperado que amanhã, terça-feira, e quarta, sejam os dias mais ventosos da semana, com rajadas até 60 km/h, como podemos observar no mapa acima. Para além do litoral, as terras altas também poderão registar valores de rajada mais elevados.
Este fator poderá prejudicar o combate às chamas, pelo que toda a atenção e cuidado é pouco, visto que estão ativos dezenas de incêndios, dos quais alguns são de grande dimensão e apresentam risco elevado.
A grande "surpresa" desta semana é a descida das temperaturas
Ainda que esta descida tenha sido anunciada, não deixa de ser algo a frisar, tendo em conta os dias que Portugal tem atravessado no que ao calor extremo diz respeito. Foram várias semanas consecutivas sob a influência de uma massa de ar quente que, finalmente, se afastou, dando lugar a esta descida dos termómetros que aliviou todo o país.

Esta diminuição dos valores também contribuiu para a inversão das anomalias térmicas, sendo que todo o território continental português apresentava valores acima da média, mas agora essas anomalias positivas ficam-se pela faixa litoral, deixando o resto do país sob anomalias negativas ou nulas, indicando valores abaixo ou dentro da média.
Terça e quarta-feira poderão ser os dias mais frescos da semana, com as máximas mais elevadas a não ultrapassarem os 31 ºC no Sul do país. Ainda que o resto da semana se mantenha com valores mais dentro do "normal", espera-se que a partir de quinta-feira os valores voltem a aumentar em todo o país.
Desta forma, espera-se que na sexta-feira, dia 22 de agosto, os valores rondem os 30 ºC em boa parte do continente português, à exceção das zonas mais próximas do mar, fazendo deste, possivelmente, o dia mais quente da semana. No sábado os valores no litoral poderão baixar ligeiramente, mantendo-se os valores mais quentes no interior e sul do país, na ordem dos 34 ºC.