IPMA ativa avisos de tempo quente em Portugal: prevê-se temperatura máxima até 38 ºC nestes 5 distritos, eis até quando!

Amanhã e quarta-feira as temperaturas serão de pleno verão em quase um terço dos distritos de Portugal continental, tendo mesmo sido ativado o aviso amarelo de tempo quente. Mapas da Meteored preveem temperatura máxima até 38 ºC, saiba em que regiões!
Os primeiros dias desta semana assinalam a transição para a segunda quinzena de setembro, um mês de contrastes e com muita variabilidade de estados do tempo. Por estes dias, parte do famoso provérbio popular “Setembro ou seca as fontes ou leva as pontes” faz sentido, com uma clara inclinação para a primeira frase - do ponto de vista meteorológico - em todo o território de Portugal continental.
Aliás, no curto prazo, não parece que o calor vá abandonar a nossa geografia. Muito pelo contrário, até deverá tornar-se mais intenso. De ontem para hoje, dias 14 e 15 de setembro, a cintura subtropical de altas pressões impôs-se sobre o sul da Europa, o que resulta num desvio das depressões para latitudes mais a norte, algo que corresponde ao padrão clássico da NAO+.
Este panorama é característico do verão e está normalmente associado a ondas de calor intensas ou a episódios de temperaturas muito elevadas: a massa de ar associada à crista anticiclónica será extremamente quente para a época.

Esta configuração sinóptica, mais comum durante a canícula, gera condições meteorológicas de estabilidade, céu quase sempre limpo e uma subida acentuada das temperaturas. Já hoje - segunda-feira, 15 de setembro - o calor será particularmente intenso nalgumas regiões do interior, prevendo-se que os termómetros atinjam os 34 ºC nas capitais de distrito de Castelo Branco, Beja e Évora, sendo ainda possível que, em alguns locais do interior alentejano, as temperaturas máximas sejam de 35 ou 36 ºC.
Estes 5 distritos estarão sob aviso amarelo de tempo quente na terça e quarta-feira, dias 16 e 17 de setembro
Tendo em conta a atual situação atmosférica (combinação da crista anticiclónica muito próxima ao nosso país, com uma massa de ar tropical continental, quente e seca) o IPMA ativou o aviso amarelo de tempo quente para 5 distritos de Portugal continental: Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja, entre as 09:00 da manhã de terça-feira (16) e as 21:00 de quarta-feira (17), o que significa que teremos praticamente 48 horas de calor canicular nestas regiões do interior Centro e interior Alentejano.
Amanhã (16) as Regiões Norte e Centro experimentarão uma subida das temperaturas máximas, mas haverá uma pequena descida térmica generalizada. Deste modo, é expectável que boa parte desta semana seja caracterizada por tardes quentes e noites frescas.

Na terça-feira (16) prevê-se que o termómetro atinja 31 ºC na Guarda, 36 ºC em Castelo Branco, 35 ºC em Portalegre, 38 ºC em Évora e 37 ºC em Beja. Na quarta-feira (17) o calor ainda deverá intensificar mais nestas capitais distritais, com 32 ºC na Guarda, 37 ºC em Castelo Branco, 36 ºC em Portalegre e 38 ºC em Évora e Beja. Mesmo em cidades do litoral, como Lisboa e Setúbal, os termómetros irão facilmente superar os 30 ºC, evidenciando um tempo quente pouco habitual para estas datas.
Apenas no litoral Norte, em cidades como Viana do Castelo, Braga e Porto, é que as temperaturas máximas se irão situar entre os 21 e 25 ºC. Nos próximos dois dias, as restantes cidades, vilas e aldeias do país deverão registar valores de temperatura máxima num patamar intermédio entre as zonas que estão sob aviso amarelo de tempo quente (as mais quentes) e o litoral Norte (as mais frescas), ou seja, algo entre 26 e 32 ºC.
Acrescente-se ainda a provável ocorrência de noites tropicais (quando a temperatura mínima é igual ou superior a 20 ºC no período noturno) nalgumas zonas do interior entre hoje (15) e quarta-feira (17). Amanhã - terça-feira, 16 de setembro - prevê-se que Castelo Branco atinja 20 ºC à noite, sendo que na quarta-feira (17) a temperatura mínima deverá ascender aos 24 ºC em Portalegre e aos 21 ºC em Faro.
Adicionalmente, não se descarta a possibilidade de o aviso amarelo de tempo quente ser aplicado a outras regiões do interior Norte, devido à provável intensificação do calor em distritos como os de Vila Real e Bragança.