Este domingo, 7 de setembro, um rio atmosférico chegará a Portugal: humidade das Caraíbas alimentará a chuva prevista

Esta primeira semana de setembro prevê-se uma grande variabilidade de estados do tempo em Portugal continental. Porém, a maior novidade é o rio atmosférico que chegará no próximo domingo, 7 de setembro. Eis a previsão completa!

Meteorologia contrastante esta quarta-feira, 3 de setembro! Temperaturas frescas, céu muito nublado e períodos de chuva fraca nas Regiões Norte e Centro, mais frequentes no Minho e Douro Litoral, enquanto que a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela impera tempo seco e mais ameno, sem precipitação.

Para os próximos dias - entre quinta-feira (4) e domingo, 7 de setembro - prevê-se uma grande variabilidade de estados de tempo em Portugal continental, marcada por "altos e baixos térmicos" e por uma alternância de dias secos com dias mais húmidos e instáveis.

Previsão do tempo em Portugal continental para os próximos dias, com rio atmosférico à espreita

Para amanhã - quinta-feira (4) - prevê-se chuva fraca na região do Minho até ao início da tarde. Além disto, é expectável ainda uma nova descida das temperaturas de forma generalizada - exceto na Região Norte. O vento continuará a soprar de nor/noroeste com intensidade fraca a moderada. Na sexta-feira (5) espera-se uma nova mudança no panorama meteorológico, com o céu a apresentar-se geralmente pouco nublado ou limpo e com perspetiva de uma ligeira subida das temperaturas máximas. O vento continuará a soprar do quadrante Norte.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

Já para sábado, 6 de setembro, prevê-se outra alteração no estado do tempo, com o céu a apresentar-se novamente mais cinzento, com períodos muito nublados. Pelo segundo dia consecutivo, espera-se uma nova e pequena subida das temperaturas máximas. Várias capitais de distrito atingirão os 30 ºC ou valores superiores: Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja. Já no litoral Norte, cidades como Viana do Castelo e Porto, registarão máximas a rondar apenas os 19/20 ºC.

Este mapa mostra o rio atmosférico carregado de humidade proveniente das Caraíbas a atingir Portugal continental, alimentando a frente associada ao centro de baixas pressões, ou depressão, (assinalado pela letra 'L') situado nas proximidade das Ilhas Britânicas. Por último, é possível ainda observar o anticiclone (assinalado pela letra 'H'), situado a noroeste dos Açores.

Neste dia registar-se-á também uma mudança no vento dominante, que passará a soprar do quadrante Sul, sinalizando a iminente chegada da instabilidade procedente do Atlântico, que se materializará nas últimas horas desse dia e durante grande parte do dia de domingo, 7 de setembro.

No domingo, 7 de setembro, prevê-se que um rio atmosférico, carregado de humidade e proveniente das Caraíbas, atinja em cheio Portugal continental, reforçando a chuva prevista, gerada por uma frente fria associada a uma depressão situadas nas proximidades das Ilhas Britânicas. Este é o mesmo rio atmosférico que 48 horas antes (sexta-feira, 5 de setembro) estará a alimentar a precipitação nos Açores.

No próximo domingo (7) as maiores acumulações de chuva estão previstas para as regiões situadas a Oeste da Barreira de Condensação, com particular destaque para os distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto (20 a 30 mm).

Porém, partes de outros distritos do Norte e Centro (como os de Vila Real e Aveiro) e inclusive em zonas circundantes ao rio Tejo, também poderão registar acumulações de chuva a rondar os 20 mm. No resto do país as acumulações deverão ser inferiores a 15 mm, exceto no Baixo Alentejo e no Algarve, onde se prevê tempo geralmente seco.