Este domingo uma grande tempestade transoceânica vai trazer chuva a Portugal: teve origem na Flórida a 31 de agosto

Tanto os Açores como o continente poderão registar maior acumulação de precipitação entre sexta e domingo, devido à chegada de uma frente fria. Confira aqui a previsão!

A instabilidade voltou ao país e é expectável que uma frente fria afete o arquipélago dos Açores já na próxima sexta-feira, a partir das primeiras horas da tarde, resultando em ocorrência de precipitação moderada, podendo ganhar intensidade à medida que as horas passam.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

Os Grupos Ocidental e Central deverão ser os mais afetados. Para além da chuva, também o vento irá aumentar de velocidade, podendo ser registadas rajadas com cerca de 60 km/h nos mesmos grupos de ilhas.

Esta frente está relacionada com uma tempestade transoceânica

Esta frente fria, associada a uma depressão situada a noroeste das Ilhas Britânicas, que se deslocou desde a Flórida (daí a designação por "transatlântica/transoceânica"), deverá dirigir-se para o continente português.

chuva prevista
O nosso modelo de referência, ECMWF, insiste na possibilidade de o continente ser atingido por esta frente associada a uma depressão a noroeste das Ilhas Britânicas, já no próximo domingo, dia 7 de setembro.

Segundo a mais recente atualização do nosso modelo de referência, ECMWF, estima-se que a mesma comece a nutrir efeitos a partir das primeiras horas da madrugada de domingo, dia 7 de setembro, resultando em chuva moderada para as regiões Norte e Centro, abrangendo as mesmas quase na totalidade, mas com mais impacto na faixa litoral Norte.

Possível percurso da frente e áreas mais afetadas

É esperado que no início da madrugada de domingo, aquando a chegada da frente fria à nossa geografia continental, a região minhota acumule mais precipitação. No entanto, e à medida que as horas passam, esta frente deverá estender-se para outras partes do território, como mencionamos acima, afetando outras zonas como o Douro litoral, que poderá ser também uma das regiões mais afetadas pela chuva, especialmente durante o início da manhã. Mais tarde, as áreas de Aveiro e Leiria também poderão registar um maior volume de precipitação, comparativamente às regiões à volta.

Contudo, e ao que tudo indica, o período mais crítico deste episódio de instabilidade atmosférica deverá ser nas primeiras horas da manhã de domingo, sendo que nas horas seguintes, a chuva possa começar a dissipar-se. No entanto, e tendo em conta a variabilidade destes fenómenos, recomendamos que se mantenha atento às próximas atualizações, publicadas diariamente em tempo.pt.