As 16 localidades em destaque devido ao frio intenso: a que horas serão registadas as temperaturas mais baixas amanhã

A madrugada de sábado (22) será a mais fria da semana em Portugal continental, com forte geada no Interior e temperaturas que ficarão abaixo dos 0 ºC em pelo menos dezasseis localidades.
Portugal continental mantém-se sob a influência de uma massa de ar polar marítimo, que voltou a provocar uma descida das temperaturas esta sexta-feira (21). Nas próximas horas o tempo continuará a arrefecer, com o pico deste curto episódio de frio previsto para a madrugada de sábado, 22 de novembro, sendo que o vento a soprar do quadrante Norte contribuirá para acentuar a sensação térmica de frio.
A próxima madrugada será muito fria: temperaturas mínimas abaixo de 0 ºC nestas 16 localidades portuguesas
Amanhã ao amanhecer (entre as 06:00 e as 07:00) o vento estará calmo, contribuindo para uma queda das temperaturas mínimas, sobretudo nas regiões do Interior, onde se prevê também a formação de gelo, e de geada que se espalhará por vastas zonas do interior das Regiões Norte e Centro. As geadas serão particularmente fortes no Nordeste Transmontano, Beira Alta e em áreas montanhosas do interior Norte e Centro.

Preveem-se temperaturas mínimas negativas em várias cidades e localidades dos distritos de Vila Real, Bragança, Guarda e Castelo Branco. Desde logo no distrito de Bragança: Vinhais, Bragança, Vimioso, Miranda do Douro, Mogadouro, Alfândega da Fé e Mirandela, com valores de -1 ºC a -3 ºC. Também no distrito de Vila Real: Alijó (-1 ºC). O termómetro também registará temperaturas mínimas abaixo dos 0 ºC em pelo menos 7 localidades do distrito da Guarda: Figueira de Castelo Rodrigo, Almeida, Pinhel, Vilar Formoso, Guarda, Sabugal e Trancoso e, por último, nas Penhas da Saúde (distrito de Castelo Branco).
Durante o dia o ambiente manter-se-á frio, com temperaturas máximas que se manterão baixas para o final de novembro (valores inferiores à normal climatológica de referência). Entretanto, o vento mudará de quadrante na Região Norte, passando a soprar de Oeste e sinalizando a iminente mudança no estado do tempo.
Deste modo, a partir do meio da tarde de sábado (22), prevê-se a possibilidade de períodos de chuva no Minho e no Alto Tâmega, que poderão estender-se gradualmente ao resto da Região Norte, estando contemplada a possibilidade de queda de neve nas serras do extremo norte.
No domingo 23, o tempo estará muito mais ameno e a chuva irá espalhar-se por mais zonas do país
Um vale depressionário situado a noroeste da Península Ibérica e o anticiclone posicionado a sudoeste vão permitir a formação de uma forte circulação atlântica no domingo, 23 de novembro, tal como temos vindo a anunciar na Meteored há vários dias. Assim, espera-se que prevaleça sobre Portugal continental um céu geralmente muito nublado, estando ainda previstos períodos de chuva fraca nas Regiões Norte e Centro, produzidos por uma frente de fraca atividade associada ao referido vale depressionário.

A precipitação será mais provável, frequente e pontualmente moderada ou forte nos distritos situados a oeste da Barreira de Condensação - Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, setores ocidentais de Vila Real e Viseu, estendendo-se a partir do final da tarde para o Alto Alentejo (distrito de Portalegre), onde se prevê fraca e mais dispersa. Nos pontos mais elevados da Serra da Estrela poderá ocorrer queda de neve, também a partir do fim da tarde.
É expectável uma ligeira subida da temperatura mínima nas regiões Norte e Centro e uma pequena subida generalizada das temperaturas máximas, pelo que a geada ficará confinada a apenas alguns locais do Interior. O vento, já do quadrante Oeste em toda a geografia do Continente, soprará fraco inicialmente, mas tornar-se-á moderado com o decorrer das horas, sinalizando um gradual agravamento do tempo, que se intensificará na segunda-feira, 24 de novembro.