Uma equipa de investigadores de Harvard detetou uma ligação genética entre anorexia e acordar cedo

Uma nova investigação descobriu uma associação entre a anorexia nervosa e o acordar cedo, ao contrário de muitas outras perturbações, como a depressão, a perturbação da compulsão alimentar e a esquizofrenia, tendem a ser noturnas.

insónia; anorexia nervosa
Os resultados deste estudo sugerem que a anorexia nervosa é uma perturbação alimentar matinal e corroboram as descobertas que implicam a insónia na anorexia nervosa.

Um novo estudo, dirigido por investigadores do Massachusetts General Hospital, afiliado a Harvard, em colaboração com a University College London e a Universidade da República no Uruguai, revelou também uma ligação entre a anorexia e o risco de insónia.

Investigações anteriores tinham sugerido uma possível ligação entre os distúrbios alimentares e o relógio interno do corpo, ou circadiano, que controla uma vasta gama de funções biológicas, incluindo o sono, e afeta quase todos os órgãos do corpo.

Este estudo visava compreender melhor esta relação, avaliando os genes associados à anorexia, ao relógio circadiano e a várias características do sono, incluindo a insónia. Os investigadores utilizaram um método estatístico chamado aleatorização mendeliana para ver como os genes que estão associados a uma determinada característica afetam outras características de interesse.

Por exemplo, a análise dos padrões de sono de pessoas com diferenças genéticas que as tornam mais suscetíveis de ter anorexia fornece provas da sua relação com o sono.

Acordar cedo pode estar relacionado com a anorexia nervosa

Os cientistas encontraram uma associação bidirecional entre os genes relacionados com a anorexia e os genes associados ao cronotipo matinal, o que significa acordar cedo e deitar-se cedo.

Por outras palavras, os resultados sugerem que ser uma pessoa que acorda cedo pode aumentar o risco de anorexia nervosa, e ter anorexia nervosa pode levar a acordar uma hora mais cedo. A equipa também encontrou uma associação entre a anorexia nervosa e a insónia.

Quando avaliaram a relação com a insónia utilizando o Mass General Brigham Biobank, desenvolvendo uma "pontuação de risco genético" para a anorexia, os cientistas confirmaram que a pontuação de risco genético estava de facto associada a um maior risco de insónia.

"As nossas descobertas implicam que a anorexia nervosa é uma perturbação matinal, em contraste com a maioria das outras doenças psiquiátricas noturnas (...)".

Hassan S Dashti, investigador assistente no Departamento de Anestesia, Cuidados Críticos e Medicina da Dor no MGH e professor assistente de anestesia na Harvard Medical School.

Os tratamentos para a anorexia nervosa são limitados e os tratamentos atuais têm taxas de recaída de até 52%. Para além disso, a causa da doença ainda não é clara. Mas como a doença tem a segunda taxa de mortalidade mais elevada de todas as doenças psiquiátricas, é desesperadamente necessária mais investigação sobre novas estratégias de prevenção e tratamentos.

Wilcox H., Paz V., Saxena R., et al. The Role of Circadian Rhythms and Sleep in Anorexia Nervosa. JAMA Network (2024).