Será que os cães e os gatos sonham? Veja o que a ciência diz!
Muita gente questiona-se se, assim como nós, os cães e gatos sonham. Será que sim? Venha descobrir!

Psicanalistas, psicólogos, neurocientistas discutem há mais de um século a função e simbologia dos sonhos.
Porém, segundo as investigadores se um ser vivo entra no sono chamado de REM (Movimento rápido dos olhos) está experienciar um sono com sonhos.
Mas afinal, os cães e gatos sonham?
Curiosamente existe um ponto de convergência para os cientistas.
Os seres que experimentam sonhos semelhantes aos dos seres humanos fazem-no durante a fase de sono profundo chamado REM.
Investigações atuais sugerem que mamíferos e aves conseguem ter esse tipo de sono.
Diferente dos seres humanos que demoram em torno de 2 horas para entrarem em REM, a maioria dos animais que convivem conosco demoram por volta de 20 minutos para conseguirem dormir profundamente e começarem a sonhar.
Ou seja, os cães e gatos sonham sim!
Como são os sonhos dos animais?
Os gatos e cães sonham, assim como nós, e os seus sonhos são frequentemente relacionados com as experiências do dia.
Um cão pode estar a sonhar com uma corrida no parque, uma brincadeira ou uma caçada, enquanto um gato pode estar a sonhar com a perseguição de presas ou a exploração do seu território.

Contudo, os sonhos podem ser felizes ou pesadelos.
Ao observar os nossos cães, quando mexem as patas como se estivessem a correr deitados enquanto balançam a cauda leva-nos a acreditar que estão a ter um sonho prazeroso.
No entanto quando os vemos a chorar e latir ou a rosnar podemos extrapolar esse comportamento inconsciente dos animais como um pesadelo e que os seus cérebros estão a processar informações e imagens que os deixa incomodados a ponto de refletirem o incómodo nos seus corpos adormecidos.
Respeite o espaço e o sono do seu animal de estimação
Respeitar o sono dos animais envolve criar um ambiente tranquilo e seguro para que eles possam descansar, evitando barulhos, luzes e movimentos que possam perturbar o seu sono.
É importante entender que os animais têm necessidades de sono diferentes das nossas, por isso alguns dormem mais do que outros.
Dormir com o seu animal pode ser benéfico para ambos, cria uma conexão emocional e fortalece o vínculo.
No entanto, é importante estar ciente dos possíveis desafios, como a perturbação do sono devido ao movimento ou ruídos do animal.