Dorme mal? O que aconteceria se o seu sono fosse perturbado por esta substância inesperada?
Para além da ansiedade e da cafeína, cientistas noruegueses identificaram um cocktail de moléculas muito específico como responsável pela perturbação das nossas noites. O que é isto?

Pode sentir diariamente os efeitos negativos da insónia noturna: fadiga diurna, dificuldade de concentração e de atenção, irritabilidade, menor qualidade de vida e até problemas de saúde mental. Mas será que sabe realmente porque é que dorme mal? Três cientistas noruegueses podem ter uma pista - e podem surpreendê-lo!
Dorme como um cartão por causa do plástico?
A ansiedade, o stress ou o excesso de café não são as únicas causas da insónia, segundo o estudo destes cientistas, publicado em abril passado na revista *Environment International*. Se, tal como 20 milhões de franceses (cerca de um em cada três), sofre de perturbações do sono, a culpa pode ser do plástico!
Para chegar a esta conclusão, investigadores da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia expuseram células humanas a um cocktail de moléculas de dois dos plásticos mais comuns: poliuretano e PVC. Para sua surpresa, descobriram que esta mistura interferia com o ritmo circadiano - por outras palavras, com o nosso relógio interno e ciclos de sono.
O nosso relógio biológico, que nos faz dormir à noite e acordar durante o dia, é regulado por receptores nas células cerebrais chamados receptores de adenosina, que desencadeiam reações químicas que enviam sinais para nos acordar.
Adenosine & Sleep #sleep #circadianrhythm #sleeppressure #adenosine #caffeine #bettersleep #wellbeing pic.twitter.com/AaWFZ1iIsw
— Albin Perigault (@albin) October 14, 2023
De facto, estes recetores são estimulados pela adenosina... mas também por substâncias presentes no poliuretano e no PVC. O que é ainda mais preocupante é que, para realizar a experiência, os investigadores utilizaram objetos do quotidiano - um tubo de hidratação e um saco de água utilizado para correr - que cortaram para extrair os componentes químicos.
Adormecer 10 minutos depois
Quando estas moléculas de plástico ativam os receptores, o período circadiano - que inclui os ciclos de sono e de vigília - é alterado em 10 a 20 minutos: adormecemos mais tarde! A cafeína, pelo contrário, inibe os recetores de adenosina, o que alonga o ciclo circadiano e prolonga a vigília para além do dia.
You quit caffeine but still can't sleep? Plastics may be to blame. New study finds PVC chemicals disrupt your biological clock, shifting it by up to 17 minutes a day. The quiet danger lurking in everyday items. #SleepDisruption #Plastics #BiologicalClock #PVC #HealthResearch pic.twitter.com/P6PLYQvxjC
— shin07_07 (@shinO7_O7) May 14, 2025
No entanto, os cientistas observaram que, das 16.000 substâncias identificadas nos plásticos, ainda não se sabe quais as que afetam especificamente o nosso sono. Mas outros estudos já demonstraram os seus efeitos na incidência do cancro, obesidade, diabetes, disfunção imunitária, problemas reprodutivos e desenvolvimento infantil.
Mas saber que beber água de uma garrafa de plástico, regar as plantas ou simplesmente lavar a roupa pode expor-nos a microplásticos deveria mobilizar toda a esfera política. Os médicos alertam, os cientistas dão provas, os jornalistas divulgam a notícia - e nada muda...
Referências da notícia
Geo. Disturbed sleep? Plastic could play a role, suggest Norwegian scientists.
M. McPartland et al., *Environment International* (2025). Plastic chemicals disrupt molecular circadian rhythms via adenosine 1 receptor in vitro.