Alterações climáticas e o nascimento das folhas das árvores

Os cientistas ambientais da China e da Finlândia descobriram que a folhagem de algumas árvores ocorre mais rapidamente a cada ano, o seu estudo poderia mostrar que a variabilidade climática é o fator que está a contribuir diretamente. Eis o que está em causa.

Floração
Estudos observaram que o nascimento de folhas e a floração ocorrem precocemente devido às alterações climáticas.

Uma equipa internacional de investigadores da Universidade da Finlândia Oriental, da Academia Chinesa de Ciências e da Universidade Zhejiang, descobriram que de quatro espécies de árvores europeias, castanheiro-da-índia, pinheiro silvestre, amieiro e freixo, o intervalo de tempo entre o desdobramento das folhas e a floração aumentou a uma taxa de 0,6 a 1,3 dias por década entre 1950 e 2013.

Outros estudos já demonstraram que o desenvolvimento das folhas e a floração ocorrem mais cedo devido ao aquecimento global. Este é o primeiro estudo de grande escala que examina os dois eventos fenológicos em conjunto e mostra que alguns efeitos relacionados com as alterações climáticas não estão a progredir ao mesmo ritmo.

Como sabemos durante a primavera e em algumas regiões no final do Inverno, o desdobramento das folhas e a floração são acontecimentos anuais chave para as árvores e cada um indica o início do crescimento e da reprodução, respetivamente. Este é um dos momentos cruciais para maximizar a vida vegetativa de uma árvore.

Os investigadores

O Dr. Qianqian Ma, autor principal do estudo, afirmou numa reportagem para a British Ecological Society: "A época dos eventos fenológicos é muito sensível aos fatores ambientais, sendo a temperatura particularmente importante nas plantas temperadas. As mudanças na fenologia que observamos no nosso estudo podem afetar tanto o crescimento como o desenvolvimento reprodutivo das espécies arbóreas e, em última análise, afetar o ecossistema, os ciclos de nutrientes e o armazenamento de carbono".

"Avanços desiguais no desdobramento e floração das folhas podem alterar a distribuição dos recursos das árvores entre o crescimento e a reprodução e podem deixar as flores ou folhas vulneráveis a danos por geadas tardias da primavera se aparecerem demasiado cedo", disse o Dr. Jian-Guo Huang, um membro do grupo de investigação.

"As plantas requerem frequentemente exposição às temperaturas frias durante o inverno como sinal para descansar antes que o rebentamento dos botões das folhas ou a floração possam ser desencadeados por exposição suficiente a temperaturas mais quentes na primavera", explicou o Dr. Qianqian Ma.

Metodologia e observações do ecossistema

Alterações nos tempos de floração poderiam perturbar as interações com os polinizadores, afetando a sobrevivência de ambas as espécies com consequências para o ecossistema.

Para recolher os dados sobre as quatro espécies de árvores, foi utilizada a Rede Pan-Europeia de Fenologia (PEP). Esta base de dados contém observações da data do desdobramento ou separação da primeira folha para as árvores de folha perene, e a data do aparecimento da primeira flor para as espécies de árvores em toda a Europa.

Com estes dados, os autores calcularam os intervalos de tempo entre a data da primeira folha e a data da primeira flor entre 1950 e 2013 e avaliaram-na com os dados de temperatura correspondentes. Apenas quatro espécies de árvores tinham registos de dados suficientes durante períodos de tempo suficientemente longos e áreas geográficas suficientemente grandes.

Conclusões da investigação

Descobriram que espécies que produzem flores antes das folhas, poderiam sofrer perdas na produção de sementes se as flores fossem danificadas pela geada. Para espécies que produzem folhas antes das flores, tais como o castanheiro-da-índia, os danos causados pelas geadas do final da Primavera às folhas poderiam reduzir o crescimento e a absorção de carbono.

O Dr. Jian-Guo Huang disse: "São necessários mais estudos que monitorizem simultaneamente o calendário dos eventos fenológicos e a atribuição de recursos dentro das plantas para melhor avaliar as consequências da fenologia alterada sob o aquecimento global".