Tempo nos próximos dias: chuva quase sem tréguas, nova frente no domingo?

Vai chover nas próximas 48 horas em Portugal continental. O fim de semana dará tréguas que se preveem muito curtas, dado que para domingo existe a possibilidade de uma nova frente alcançar o nosso país. Consulte a previsão!

O tempo vai manter-se instável em Portugal continental até sexta-feira (16), pelo menos. Vai continuar a chover, embora de uma maneira mais irregular e menos intensa. Na tarde e noite desta quarta-feira (14) uma nova vaga de precipitação percorrerá a nossa geografia de oeste para leste, sendo o Minho, o Porto, o Centro (Coimbra, Viseu e Lisboa) e o Sul (Évora e Faro) alguns dos locais onde se prevê chuva mais intensa e, por vezes, persistente.

A chuva será acompanhada por vento moderado a forte de Oeste/Sudoeste. As temperaturas continuarão marcadamente amenas, esperando-se uma amplitude térmica diária reduzida.

Na quinta-feira (15) mantém-se a possibilidade de períodos de chuva e aguaceiros, sobretudo na Região Norte, em Lisboa, no Litoral Alentejano e no Barlavento Algarvio. Pela tarde aguaceiros dispersos e irregulares por vários pontos do território continental. Espera-se vento menos intenso de Sul, ou Oeste.

A partir da meia-noite de sexta-feira (16) prevê-se a chegada de uma nova depressão a Portugal continental, que originará uma madrugada e manhã muito chuvosa em grande parte do nosso país.

youtube video id=XGzHI01MJVc

Espera-se que a chuva seja particularmente forte Região Centro (Coimbra, Leiria, Santarém), Beira Baixa (Castelo Branco) e Alto Alentejo (Portalegre). A chuva terá tendência a diminuir gradualmente a partir do início da tarde de sexta (16). Não haverá grandes oscilações térmicas.

Para sábado (17) prevê-se um tempo mais estável e soalheiro em Portugal continental, mas com uma forte chuvada prevista para o Arquipélago dos Açores, sobretudo durante a madrugada. Ainda assim, na faixa do Continente entre o Minho e Leiria, espera-se alguns aguaceiros fracos.

O tempo para domingo (18) espera-se semelhante a sábado, com presença de nuvens a alta e média altitude no céu durante boa parte do dia. Prevê-se subida da temperatura, tanto da máxima como da mínima. No entanto, a partir do meio da tarde de domingo (18) uma nova frente poderá chegar ao Noroeste de Portugal e a outros pontos do país. Poderá produzir imensa chuva, de norte a sul, tanto na segunda-feira (19), como na terça-feira (20).