Pirocúmulo ou cumulonimbus flammagenitus: saiba mais acerca da nuvem formada pelo incêndio em Vila Real

Se vive na Região Norte e olhou para o céu no dia de ontem, pode bem ter visto uma nuvem que, à primeira vista, é semelhante a uma nuvem de tempestade, no entanto, era uma pirocúmulo. Saiba mais aqui!

pirocumulo; imagem ilustrativa
A nuvem de fumo associada ao incêndio que continua ativo em Vila Real, próximo de Sabrosa, foi avistada em vários concelhos e distritos do Norte de Portugal no dia 2 de agosto.

À data da redação deste artigo, encontram-se ainda no local deste incêndio, próximo de Sabrosa (em Andrães), segundo o Fogos.pt, 311 operacionais, 102 viaturas e 1 meio aéreo para o combate às chamas. Contudo, a informação mais recente é que o mesmo se encontra em resolução.

Para além deste, existem outros dois incêndios a deflagrar no distrito de Vila Real. Um em Torgueda, onde estão no local 79 operacionais e 24 viaturas, e outro em Pena, Quintã e Vila Cova - Sirarelhos, onde se encontram no local 192 operacionais, 58 viaturas e 9 meios aéreos.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

Também no distrito de Braga, em Celorico de Basto, ainda se encontra ativo o incêndio que deflagrou ontem, onde estão 271 operacionais, 80 viaturas e 7 meios aéreos. Todos estes incêndios se encontram numa das regiões com o risco mais elevado para o mesmo. Risco este que deverá permanecer ao longo dos próximos dias, onde se esperam temperaturas abrasadoras, estando os distritos do Norte sob aviso vermelho devido ao tempo quente.

Nuvem de fumo peculiar avistada em vários locais da Região Norte

Ao longo do dia de ontem, sábado, dia 2 de agosto, foi avistada, em vários concelhos de vários distritos do Norte, uma nuvem curiosa. À primeira vista parecia uma típica cumulonimbus, que geralmente está associada à ocorrência de tempestades de granizo e trovoada. No entanto, e ainda que até fosse provável que fosse o caso, infelizmente a causa da nuvem que surgiu não está associada às mesmas causas que originam uma cumulonimbus "normal".

pirocumulo
Esta imagem é ilustrativa, mas mostra uma nuvem semelhante, formada a partir de um incêndio na Califórnia.

O que muitos de nós observamos foi uma pirocúmulo ou cumulonimbus flammagenitus. Originada a partir do incêndio que ocorre em Vila Real, o primeiro que referimos neste artigo.

O que é uma nuvem pirocúmulo?

Pirocúmulo ou nuvem de fogo, é uma nuvem densa cumuliforme associada ao fogo, à atividade vulcânica e até mesmo à explosão de uma arma nuclear. Este tipo de nuvem pode formar-se através do intenso aquecimento do ar a partir da superfície.

Este tipo de nuvem atinge a parte superior da troposfera, ou até mesmo níveis inferiores da estratosfera e pode envolver precipitação (embora, normalmente, leve), granizo, raios, ventos fortes de baixos níveis, e, em alguns casos, tornados, especialmente se forem particularmente grandes.

Para além disto, a pirocúmulo contém turbulência severa, que se manifesta com fortes rajadas na superfície, o que pode agravar a situação de combate aos incêndios, como também foi observado no incêndio de Andrães, em que as rajadas fortaleciam as chamas e pareciam formar "tornados".