O impacto ambiental da água engarrafada é maior do que imaginamos

Os investigadores descobriram que o impacto da água engarrafada nos ecossistemas é 1400 vezes maior do que o impacto causado pela água da torneira. Porquê? Saiba mais aqui!

água engarrafada
Nos EUA, são necessários 17 milhões de barris de petróleo para produzir o plástico para satisfazer a procura anual de água engarrafada.

O impacto da água engarrafada nos recursos naturais é 3500 vezes maior do que o impacto que a água da torneira pode ter, descobriram os cientistas.

Esta investigação é a primeira do seu género e examinou o impacto da água engarrafada em Barcelona, onde está a tornar-se cada vez mais popular, apesar das melhorias na qualidade da água da torneira nos últimos anos.

Água engarrafada vs. água da torneira

A nova investigação, liderada pelo Instituto de Barcelona para a Saúde Global (ISGlobal), revelou que se toda a população da cidade bebesse água engarrafada, isso resultaria num custo de extração de recursos 3500 vezes mais elevado do que se todos bebessem água da torneira, ou seja, um custo equivalente a 83.9 milhões de dólares (cerca de 70 milhões de euros), por ano.

Os autores do estudo também descobriram que o impacto da água engarrafada nos ecossistemas é 1400 vezes superior ao da água da torneira.

Os autores concluíram, ainda, que a redução dos impactos ambientais mais do que compensa o pequeno risco de cancro da bexiga associado à água potável da torneira. O processo de tratamento da água potável gera baixos níveis de trihalometanos (THM), que têm sido associados a um maior risco de cancro da bexiga. Os níveis de THM na água potável são regulados pela UE.

A principal autora do estudo, a investigadora do ISGlobal, Cristina Villanueva, afirmou: "As razões de saúde não justificam a ampla utilização de água engarrafada. Sim, estritamente falando, beber água da torneira é pior para a saúde local, mas quando se pesa ambos, o que se ganha com o consumo de água engarrafada é mínimo. É bastante óbvio que os impactos ambientais da água engarrafada são mais elevados em comparação com a água da torneira".

Apesar do consumo de água da torneira trazer uma pequena probabilidade de problemas para a saúde, o consumo excessivo de água engarrafada traz impactos bem superiores para o meio ambiente.

Nos EUA, são necessários 17 milhões de barris de petróleo para produzir o plástico para satisfazer a procura anual de água engarrafada. Além disso, a água engarrafada no Reino Unido é, pelo menos, 500 vezes mais cara do que a água da torneira.

Sensibilização social

Villanueva frisa que: "Por exemplo, em Barcelona, poderíamos ter mais campanhas de educação, para sensibilizar o público, para o facto de os ganhos para a saúde decorrentes do consumo de água engarrafada serem menores em comparação com os impactos ambientais. Precisamos de melhorar o acesso à água pública, a fontes públicas, a edifícios públicos onde se pode trazer a própria garrafa e não é necessário comprar uma. Precisamos de facilitar o acesso à água pública nas ruas públicas."