Encontrar respostas para a crise mundial de água potável

As alterações climáticas, os conflitos globais e a sobrepopulação são apenas alguns dos fatores que estão a devastar o abastecimento de água em muitas áreas em todo o mundo. Isto significa que um quarto da população humana está sem acesso a água potável segura. Saiba mais aqui!

Escassez de água potável
Há dois mil milhões de pessoas em todo o mundo que não têm acesso a água potável.

À medida que a população mundial se aproxima cada vez mais dos oito mil milhões, a atenção está a ser concentrada no desenvolvimento de tecnologias que possam ajudar a resolver o problema da escassez de água potável, antes que seja demasiado tarde.

Uma das pessoas que oferece uma potencial solução é Michael Mirilashvili, chefe da Watergen, uma empresa com sede em Israel que está a utilizar a sua tecnologia ar-água para fornecer a água potável a áreas remotas do mundo atingidas por conflitos ou alterações climáticas. "A água é um direito humano básico, e, no entanto, milhões não têm acesso a ela", afirmou à BBC.

Direito humano básico

Extrair água do ar pode parecer ficção científica, mas a tecnologia é, de facto, mais simples do que parece. A atmosfera da Terra contém 13 mil milhões de toneladas de água doce. As máquinas da Watergen funcionam através da filtragem deste vapor de água do ar. Mirilashvili afirma que se for usada corretamente, a tecnologia da Watergen poderia provocar uma grande mudança na indústria da água que poderia ter um impacto duradouro no planeta.

Um obstáculo óbvio parece ser a poluição atmosférica, que se tornou um motivo de preocupação generalizada em algumas das principais cidades do mundo. No Reino Unido, por exemplo, a investigação do Imperial College London encontrou chumbo, que é tóxico para o corpo humano, ainda presente no ar da cidade em 2021, apesar de ter sido banido em 1999.

No entanto, isto pode não importar. Um estudo conduzido por cientistas da Universidade de Tel Aviv, em Israel, descobriu que mesmo em áreas urbanas como Tel Aviv, é possível extrair água potável através de um padrão estabelecido pela Organização Mundial de Saúde. Por outras palavras, a água limpa pode ser convertida a partir de ar que esteja sujo ou poluído.

Apesar de muitos milhões de pessoas estarem sem acesso a água potável, já existe uma tecnologia que pode ajudar a reverter estes números. Esta consiste em extrair água do ar.

As maiores máquinas da Watergen podem fornecer 6 mil litros de água num dia. Esta já foi utilizada para apoiar hospitais inteiros na Faixa de Gaza e aldeias rurais na África central, onde as pessoas teriam de andar horas a pé para encontrar água. Também ajudou o governo da Austrália a combater os devastadores incêndios florestais em 2020, que mataram 34 pessoas e destruíram 3.500 casas.