Precaução com o calor intenso: “temperaturas até 42 ºC ou superiores"

Nos próximos dias um episódio de tempo quente fará disparar os termómetros em Portugal continental. Algumas regiões do país terão de estar com máxima cautela perante as altas temperaturas.

E se o tempo em agosto tem sido de frio no rosto, dando continuidade a um verão mais fresco que o habitual, a situação meteorológica anómala está prestes a mudar nos próximos dias com a chegada iminente de um episódio de calor significativo. Dia após dia, as temperaturas têm subido gradualmente mas, será a partir de amanhã, quinta-feira (12), e em especial entre os dias 13 e 15 que o calor extremo se fará sentir nalgumas regiões de Portugal continental.

Com a configuração atmosférica em ómega, originada pelas altas pressões e pelo transporte de uma massa de ar muito quente e seco procedente do norte de África, os termómetros vão disparar para valores acima da média para a época em quase todo o país. A única exceção será no litoral Norte e Centro, com continuidade do tempo ameno.

O episódio de tempo quente e seco também terá impacto nas temperaturas noturnas, dando azo a noites tropicais na Região Sul, com mínimas entre os 20 ºC e os 26 ºC.

É de destacar as regiões de Trás-os-Montes e Beira Interior, com valores a rondar os 35/40 ºC, e o Alentejo, com temperaturas até 42 ºC ou ligeiramente superiores. De sexta (13) a domingo (15), será no sábado (14) que o calor extremo se revelará com mais intensidade, sobretudo nas localidades das regiões mencionadas. Realce-se também as noites tropicais da Região Sul, com mínimas entre os 20 ºC e os 26 ºC na Beira Baixa, Alentejo e Algarve. A partir do dia 16, as temperaturas começarão gradualmente a descer. Durante este episódio de calor, ocorrerá transporte de poeiras do Deserto do Saara que afetarão Algarve e Alentejo.

youtube video id=DGU6gtL9P90