No domingo chega o horário de verão!

Chega a primeira mudança de hora de 2019 e os dias ficarão maiores. Na madrugada de domingo, não se esqueça de adiantar o relógio uma hora. Começa o horário de verão!

O relógio será adiantado em vários lugares do planeta. Em Portugal, no próximo domingo, à 01h00 serão 02h00.

A primavera astronómica começou no passado 20 de março pelas 22h58. Esta estação vai permanecer connosco três meses da mesma forma que esteve o inverno passado, um dos mais secos e quentes das últimas décadas. Ainda assim, a primavera não se está a revelar muito diferente e, de acordo com os prognósticos sazonais, vai seguir o mesmo caminho que o inverno. A passagem pelo equinócio da primavera traz-nos além disso uma nova mudança de hora. Será a última?

O atual regime de mudança da hora foi definido por uma diretiva de 2000, que prevê que todos os anos os relógios sejam, respetivamente, adiantados e atrasados uma hora no último domingo de março e no último domingo de outubro, marcando o início e o fim do horário de verão.

Quando acertamos o relógio?

No domingo, mais concretamente na madrugada de 31 de março, ocorrerá a famosa, e criticada por muitos, mudança de hora, teremos menos uma hora de sono! À 01h00 adianta-se o relógio uma hora, ou seja, à 01h serão 02h em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira. Na Região Autónoma dos Açores, a mudança será feita à meia-noite – 00h00 – de domingo, passando para a 01h00.

Embora existam diversas propostas contra e críticas perante esta mudança bianual, hoje em dia permanece e pratica-se em praticamente todo o mundo. Muitos terão pensado que este ano seria o último, mas na verdade ainda não é. A proposta da Comissão Europeia de terminar com as mudanças de hora está em curso, ainda que alguns governos tenham pedido mais tempo. Portanto, estima-se que a última mudança de hora seja em 2021. A hora legal volta a mudar a 27 de outubro, marcando a mudança para o regime de inverno, em que teremos de atrasar os relógios uma hora.

Prevê-se que a última mudança de hora realizada pelos Estados-membros da UE seja em 2021.

A proposta da Comissão Europeia

No final de agosto do ano passado, o presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Juncker, anunciou que a instituição iria propor formalmente o fim da mudança de hora na União Europeia, depois de um inquérito feito a nível comunitário, segundo o qual mais de 80% dos inquiridos disseram preferir manter sempre o mesmo horário. No entanto, em contraste com a posição da UE, em outubro do ano passado, o primeiro-ministro António Costa, defendeu que Portugal deve manter o atual regime bi-horário e ter um horário de verão e outro de inverno, considerando que "o bom critério e único é o critério da ciência".

Segundo o Parlamento Europeu, cada Estado-membro terá o poder de decidir se deseja aplicar o horário de verão ou o de inverno, ressalvando-se no entanto que os países da União Europeia devem coordenar entre si a escolha das respetivas horas legais, para que se salvaguarde o bom funcionamento do mercado interno, comunicando essa decisão a Bruxelas até 1 de abril de 2020.

O relatório propõe que a última mudança obrigatória para a hora de verão ocorra no último domingo de março de 2021. Os Estados-membros que escolham a hora de inverno acertariam ainda uma vez os relógios no último domingo de outubro de 2021. Depois dessa data, as mudanças de hora sazonais deixariam de ser possíveis.