Impressionante tempestade de poeira atinge várias zonas de Omã: eis as imagens e a explicação do fenómeno!

Uma tempestade de poeira atingiu várias províncias de Omã na passada quinta-feira, 4 de janeiro, tendo-se registado fortes rajadas de vento e uma visibilidade muito reduzida na região. Não perca as imagens e a explicação para este fenómeno!

Conhecida como Ghubar na língua local, a tempestade de poeira tornou-se um fenómeno regular no Sultanato de Omã. A Ghubar desencadeia-se principalmente com os ventos de noroeste, ou vento Shamal. Este vento é uma caraterística distinta da meteorologia do Médio Oriente, soprando no Iraque, Irão e em toda a Península Arábica. Ora, as tempestades de poeira ocorrem normalmente quando ventos fortes levantam grandes quantidades de poeira de solos nus e secos para a atmosfera.

E é precisamente isto que podemos ver no vídeo plasmado nesta notícia. Na passada quinta-feira, 4 de janeiro, uma tempestade de poeira abateu-se sobre várias províncias de Omã. No vídeo captado em Sohar, principal cidade da província de Al Batinah no norte de Omã, observam-se várias pessoas a correr em busca de abrigo, bem como automóveis e árvores completamente à mercê deste fenómeno.

Além da Península Arábica, as tempestades de poeira ocorrem no norte de África, nos EUA, na Ásia Central e na China, tendo havido relatos também na Austrália e na América do Sul.

Os ventos de noroeste foram o elemento climático responsável por provocar uma baixa visibilidade horizontal em vários distritos e províncias de Omã na quinta-feira passada. De acordo com o jornal diário Oman Observer, as zonas afetadas incluem não só o Norte de Al Batinah, mas também Al Buraimi e Al Dhahirah. Ainda de acordo com o meio de comunicação social supracitado, o vento registou velocidades de até 35 km/h (19 nós) na estação de Qarn Alam.

Como se formam tempestades de poeira?

As tempestades de poeira formam-se quando ventos fortes levantam grandes quantidades de poeira no ar. Tal como explica em pormenor o meteorologista Matthew Cappucci, “estes ventos fortes são normalmente o resultado do escoamento da trovoada - o ar frio, denso e seco que sai de uma trovoada e que se adianta a ela. Isto levanta poeira ao longo da "fronteira de escoamento" da tempestade. A poeira atua como um marcador que assinala a linha de mudança do vento.”

tempestade de poeira; Austrália
As tempestades de poeira formam-se quando ventos fortes levantam grandes quantidades de poeira no ar.

Assim, “qualquer pessoa que se encontre no caminho da tempestade de poeira verá uma enorme plataforma de poeira, que correrá em direção a ela com rajadas de vento de mais de 60 km/h e uma descida das temperaturas. Atrás desse limite inicial de escoamento, as chuvas fortes dentro da tempestade podem combinar-se com os restos de poeira no ar para formar gotas de chuva lamacentas.”

Quais são os maiores perigos de uma tempestade de poeira?

Além do vento, se as pessoas estiverem dentro de casa, as tempestades de poeira propriamente dita não constituem grande perigo. Mas, se for apanhado ao ar livre, a poeira pode ser bastante problemática do ponto de vista respiratório.

A maior ameaça das tempestades de poeira ocorre nas estradas. Ventos erráticos e quedas abruptas de visibilidade podem acontecer em segundos. Aquilo que é recomendado aos condutores é que encostem nas bermas e procurem manter-se vivos se estiverem a passar por uma área afetada por uma tempestade de poeira.