Furacão Lorenzo prestes a atingir os Açores: não perca os detalhes!

O Lorenzo chegou a converter-se num monstruoso furacão de categoria 5 na escala de Saffir-Simpson. Entretanto perdeu força e a partir das 18 horas de hoje atinge o arquipélago dos Açores. Saiba aqui o que poderá ocorrer e onde será mais perigoso!

O ‘monstruoso’ furacão Lorenzo continua a caminho dos Açores com categoria 2. Posicionava-se hoje, pelas 9h da manhã, a aproximadamente 1000 quilómetros a sudoeste da ilha das Flores, deslocando-se para nordeste a uma velocidade de 35 km/h, segundo dados do comunicado emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Se as previsões se mantiverem, o furacão Lorenzo deverá atingir os Açores já consideravelmente mais debilitado (categoria 1). O período crítico será a partir das 18h de hoje (1 de outubro) até às 13h de amanhã (2 de outubro). Circulará ligeiramente a oeste das Flores, estimando-se que o Grupo Ocidental insular seja o mais atingido, com vento sueste rodando para noroeste apresentando rajadas colossais na ordem dos 190 km/h. A chuva será moderada a forte podendo provocar inundações de carácter repentino. As ondas de sul podem atingir uma altura máxima de 25 metros!

O Grupo Central também será consideravelmente afetado, com previsão de vento sudoeste com rajadas até 160 km/h, períodos de chuva moderada e ondas de sudoeste com altura significativa entre 9 a 12 metros.

O Grupo Oriental será consideravelmente menos afetado pela passagem do furacão Lorenzo, mas os efeitos do vento, da chuva e da agitação marítima serão ainda bastante percetíveis. Terá vento sul rodando para oeste com rajadas até 100 km/h e ondas de sudoeste com altura significativa de 7 a 9 metros.