Outubro arranca com chuva e nebulosidade, até quando?

Outubro, o segundo mês do outono climatológico, costuma ser chuvoso e fresco. Esta semana o tempo em Portugal começa com chuva e nebulosidade, mas não em todo o país. Onde e até quando choverá? Confira a previsão!

Primeira semana de outubro arranca com chuva fraca e céu muito nublado. Até quando vai chover?

Após uma semana marcada sobretudo pela estabilidade do estado de tempo, salvo algumas situações pontuais de chuva mais a norte (regiões do Minho e do Douro Litoral), a atmosfera tem vivido um período de início de outono algo calmo. Com base nas mais recentes projeções sinóticas do modelo ECMWF, esta semana o panorama meteorológico não vai registar grandes alterações, nem mesmo pelo facto do Lorenzo estar na iminência de atingir o arquipélago dos Açores.

Como é de esperar, visto que já estamos no outono e praticamente com dois pés no mês de outubro, esta semana os termómetros vão registar uma suave descida das temperaturas ao longo dos dias. Além disso, logo no primeiro dia do mês que terá início amanhã (1), o desenvolvimento duma frente fria e débil descarregará chuva que acumulará até às primeiras horas de quinta-feira, no máximo, 7 L/m2 na região do Minho. A instabilidade atmosférica ocupará geograficamente os territórios do litoral Norte e Centro e algumas localidades do interior, estendendo-se até partes do distrito de Lisboa e Santarém, numa orientação Norte-Sul e Oeste-Este.

O anticiclone dos Açores estará inicialmente fraco, estando posicionado a Oeste-Sudoeste de Portugal continental. Antecipa-se um cenário de dias de céu nublado ou muito nublado a alternar com algumas abertas, sobretudo a partir de quarta-feira.

Terça-feira, o dia mais chuvoso

Para amanhã, prevê-se precipitação suave decorrente da passagem débil de uma frente fria, com céu muito nublado em várias localidades do Norte e algumas do Centro. A chuva cairá de forma fraca e onde irá acumular mais água será a região minhota. Há possibilidade de chuviscos também nos distritos de Leiria e Santarém (Beira Litoral e Ribatejo), notando-se também uma significativa descida da temperatura máxima, sobretudo nos territórios do interior. O vento vai soprar fraco a moderado predominantemente do quadrante Oeste, rodando por vezes para Noroeste. Terá rajadas máximas de 50 km/h com maior intensidade nas localidades do interior.

Na quarta-feira, a frente fria já ter-se-á dissipado, deixando nebulosidade alta na atmosfera, com vários períodos de sol a alternar com as nuvens. Neste dia não se prevê grande alteração na temperatura máxima, sendo que no litoral a temperatura deverá descer ligeiramente e em alguns territórios do interior deverá subir ligeiramente. No dia 2, a temperatura máxima que se irá registar será de 27 ºC nos distritos de Castelo Branco, Beja (metade oriental) e Faro. Quanto ao vento, soprará fraco a moderado de Noroeste, por vezes forte, sobretudo na metade setentrional e com maior ênfase nos lugares junto da linha de costa atlântica.

A partir de quinta-feira novo episódio de precipitação

Para o dia 3 antecipa-se um cenário bipartido. Da região do Ribatejo até ao extremo sul continental prevê-se céu pouco nublado a alternar com abertas durante toda a jornada. Na metade norte do país, desenha-se um cenário de muita nebulosidade, não se descartando chuviscos no Noroeste minhoto, com particular incidência nas localidades do distrito de Viana do Castelo. A temperatura máxima nesse dia será de 21 ºC no Porto, 24 ºC em Viseu, 25 ºC em Lisboa, 27 ºC em Portalegre, 28 ºC em Beja e 29 ºC em Faro.

Para sexta-feira projeta-se um aumento da precipitação rumo a Este e Sul. Cenário para ir acompanhando. Guarda-chuvas en garde e agasalhos para vestir!