Equinócio de setembro: arranca o outono!

Celebra-se hoje o equinócio de outono no hemisfério Norte, um momento de viragem na estação do ano. Saiba connosco porque é um momento especial e todas as particularidades deste evento.

Outono
Queda das folhas, característica desta estação do ano.

Durante o dia de hoje, mais precisamente às 14:31h em Portugal Continental (menos uma hora nos Açores) dá-se o início do outono, que se vai prolongar por cerca de 90 dias. Esta mudança de estação do ano, neste caso de verão para outono, designa-se equinócio. Esta designação significa que precisamente à hora indicada anteriormente, o Sol, no seu movimento anual aparente passa no equador celeste.

Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa, a palavra equinócio deriva da palavra aequinoctium, de origem latina que significa noite igual, em relação ao dia. Assim, desde que pela manhã o Sol está a uma distância zenital de 90° e de tarde volta a estar à mesma distância, passaram aproximadamente 12 horas.

A chegada do outono no Hemisfério Norte é um acontecimento astronómico curioso e importante, onde é possível observar um conjunto de fenómenos

Quando os equinócios acontecem, o senso comum indica que a duração do dia é igual à duração da noite. No entanto, esta situação não é totalmente verdadeira devido a um conjunto de fatores como a refração da luz solar, o avanço do planeta Terra na sua órbita e o facto de o Sol não ser apenas um ponto, tendo um diâmetro aparente de 32 minutos de arco. O momento do equinócio é definido precisamente à hora em que o ponto central do Sol cruza a linha imaginária do Equador. Assim, o centro do Sol nasce precisamente a Este e põe-se precisamente a Oeste.

A duração do dia natural, hoje, será aproximadamente 7 minutos maior que a duração da noite. Três dias depois do equinócio, no próximo dia 25 de setembro, quando o Sol tiver uma declinação um pouco menor, verificar-se-á uma duração praticamente idêntica. O Sol vai nascer às 07:27h e vai pôr-se às 19:28h. Assim, a diferença será de apenas 1 minuto. Daí em diante, a duração do dia natural irá diminuir e a duração da noite irá aumentar, até que ocorra o solstício de dezembro (Solstício de inverno). Este evento acontecerá no dia 21 de dezembro, precisamente às 10:02h.

O que esperar com a chegada do outono

As mudanças de estações do ano são decididas pelos profissionais da área da astronomia e pelos profissionais da meteorologia. A chegada do outono no Hemisfério Norte é um acontecimento astronómico curioso e importante, onde é possível observar um conjunto de fenómenos e que está diretamente associado às condições atmosféricas e do estado do tempo.

A circulação geral da atmosfera sofre alterações significativas devido à menor exposição à radiação solar. Assim, os centros de altas e baixas pressões atmosféricas, característicos de diferentes latitudes, começam a deslocar-se. Durante o verão, o nosso país esteve maioritariamente sobre a influência do Anticiclone do Açores, um sistema de altas pressões responsável pelos dias soalheiros e pelas temperaturas elevadas.

No entanto, à medida que o outono se inicia e avança para o inverno, o Anticiclone dos Açores, característico de latitudes subtropicais, desloca-se para Sul, afetando áreas mais próximas do Trópico de Câncer. Já as baixas pressões, de origem subpolar, começam a deslocar-se igualmente para Sul. Os sistemas de baixas pressões são responsáveis pela instabilidade atmosférica, ou seja, pelos dias de nebulosidade e de chuva. Com a chegado do outono, é expectável uma diminuição das temperaturas máximas e mínimas, bem com o regresso dos fenómenos de precipitação intensa. Até ao próximo ano, verão... e bem-vindo outono!