Em breve haverá uma mudança de tempo, mas antes as temperaturas continuarão a subir: eis as regiões mais quentes!

Portugal registou uma descida significativa das temperaturas nos últimos dias, no entanto, as mesmas vão voltar a aumentar até sábado, 23 de agosto. A partir de domingo, dia 24, prevê-se uma nova mudança no estado do tempo. Saiba mais aqui!
Ainda que os próximos dias se adivinhem mais quentes em comparação com os últimos, no próximo domingo, dia 24 de agosto, as temperaturas voltarão a diminuir e a nebulosidade deverá cobrir praticamente todo o território, podendo mesmo trazer alguma precipitação fraca ao país.
A influência dos centros de baixa pressão que se aproximam do continente português poderá resultar em nebulosidade, chuva e descida das temperaturas generalizada.
Esta mudança no nosso cenário atmosférico dever-se-á à aproximação de baixas pressões, como podemos observar no mapa acima, que trarão alguma instabilidade ao país, ainda que de passagem rápida, sendo que no arranque da próxima semana já se espera uma melhoria do estado de tempo.
"Depois da tempestade, vem a bonança". Saiba o que esperar do tempo na sua região
Ainda que não se trate de nenhuma tempestade, a verdade é que o tempo vai mudar de forma significativa entre sábado e domingo, onde o primeiro será um dia soalheiro com temperaturas elevadas em diversos locais do país, e o segundo será uma dia cinzento e fresco, podendo até contar com alguma chuva fraca e dispersa no Norte e Centro do país.

De forma generalizada, as temperaturas máximas, no domingo, irão variar entre os 19 ºC em Viana do Castelo e os 28 ºC em Faro, sendo que mesmo a nível local, as regiões mais quentes poderão ser o Baixo Alentejo e o Algarve, com cerca de 30 ºC de máxima.
Próxima semana arranca com sinais de melhoria
Segundo as mais recentes atualizações dos nossos mapas, segunda-feira arranca com céu geralmente nublado, no entanto, é expectável que com o passar das horas esta se dissipe, dando lugar a um dia com céu geralmente limpo.
Para além disto, as temperaturas sobem de forma generalizada, face a domingo, sendo esperados valores máximos entre os 10 ºC em Viana do Castelo e os 29 ºC em Portalegre, Évora, Beja e Faro. As regiões mais quentes serão a Beira Baixa e o Algarve, com temperaturas máximas locais até 32 ºC.

Terça-feira, como podemos observar no mapa acima, poderá registar valores de temperatura máxima ainda mais elevados, face a segunda-feira, com uma tendência clara de subida dos valores mais expressiva no interior e Sul do país, ainda que as restantes regiões também possam aquecer ligeiramente.
Desta forma, esperam-se máximas entre os 20 ºC em Viana do Castelo e os 33 ºC em Castelo Branco e Beja. Localmente, nas regiões mais escuras do mapa acima, os valores poderão variar entre os 33 ºC e os 36 ºC (valor provável para a Beira Baixa).
No entanto, e apesar desta subida dos valores, espera-se que a partir das primeiras horas da manhã a nebulosidade regresse, principalmente ao litoral Norte e Centro, podendo até registar-se a ocorrência de precipitação fraca no noroeste do país. Ainda assim, este período de instabilidade dissipar-se-á com o passar das horas, dando lugar a um final de dia seco e soalheiro.
Para além destes fatores, é importante referir que as rajadas de vento, ainda que durante o dia possam ser mais fortes do que à noite, devendo rondar os 40 km/h nas zonas mais ventosas, mostram uma tendência para a diminuição da velocidade das mesmas, principalmente ao longo do dia de terça-feira.