O café e a nicotina reduzem realmente o apetite?
Todos nós os conhecemos: pessoas que bebem muito café e fumam alguns cigarros, mas parecem comer ainda menos. Os cigarros e o café são, na verdade, produtos de consumo que podem reduzir o nosso apetite e afetar significativamente o nosso metabolismo.

Muitos fumadores, em particular, estão muito preocupados com a possibilidade de largarem o hábito e ganharem peso imediatamente.
A nicotina afeta o metabolismo
Qualquer pessoa que planeie deixar de fumar deve, em primeiro lugar, considerar o quanto isso irá alterar o seu metabolismo. A nicotina afeta todo o corpo. Por exemplo, a absorção da nicotina difere significativamente da dos não fumadores.
Segundo cientistas norte-americanos, a nicotina liga-se mesmo às células nervosas, que informam o cérebro de que o corpo já comeu o suficiente.
Cigarro e café de manhã?
Vejamos mais de perto o que acontece quando combina o seu cigarro matinal com o café. O café, como é óbvio, tem efeitos que contribuem para um corpo esbelto. Tal como a nicotina, o café afeta todo o organismo.

Acelera o metabolismo e promove a queima de gordura. Segundo os investigadores, os melhores efeitos secundários do café são obtidos quando este é consumido puro, sem aditivos como o açúcar ou o leite.
O café não mata a sede
No entanto, os seus efeitos benéficos só são perceptíveis se não beber demasiadas chávenas por dia. Geralmente, três a quatro chávenas por dia é a quantidade máxima para obter o efeito desejado. Os especialistas recomendam que mate a sede com outros líquidos, como água, refrigerantes ou chá.
Outro aspeto semelhante ao da nicotina: o café pode retardar o apetite. Ao fim da tarde, na sua secretária, pode habilmente contrariar o desejo súbito de petiscar. Em vez de comer uma barra de chocolate, uma chávena de café preto ajuda. Reduz a fome e também acelera o metabolismo, o que resulta numa maior queima de calorias.
A nicotina e o excesso de cafeína continuam a ser prejudiciais a longo prazo
As pessoas que fumam e gostam de café podem consumir menos alimentos do que as outras. No entanto, não deve perder de vista os efeitos negativos e as doenças associadas ao consumo excessivo de nicotina. Uma alimentação equilibrada, o exercício físico e a atividade física diária manter-nos-ão, sem dúvida, mais aptos e saudáveis a longo prazo.
Referência da notícia
Hecht Apotheke Mainz. (2025). Kaffee ist eines der besten Getränke, um abzunehmen. Tipps für den Alltag. Magazin.
Pharmazeutische Zeitung. (2025). Rauchen: Wie Nicotin den Appetit hemmt. Medizin.