
A NOAA divulgou a análise da temperatura global referente ao mês de outubro e concluiu que este mês foi o outubro mais quente da Terra desde que há registos, há 174 anos.
A NOAA divulgou a análise da temperatura global referente ao mês de outubro e concluiu que este mês foi o outubro mais quente da Terra desde que há registos, há 174 anos.
O mês de outubro de 2023, em Portugal continental, classificou-se, do ponto de vista climatológico, como um mês extremamente quente em relação à temperatura do ar e muito chuvoso em relação à precipitação.
O degelo dos glaciares da Gronelândia, acentuado pelo aquecimento global, já ocorre há anos, mas estudo recente indica que áreas consideradas mais estáveis enfrentam agora o mesmo problema.
O tamanho do buraco de ozono varia, formando-se geralmente todos os anos em agosto, com o seu pico em outubro, antes de finalmente fechar no final de novembro ou dezembro.
O Sistema Global de Observação dos Oceanos (GOOS) acaba de publicar o seu relatório anual sobre o estado das redes de observação e a forma como estas respondem às necessidades.
A NOAA divulgou a análise da temperatura global referente ao mês de setembro e concluiu que este mês foi o setembro mais quente da Terra desde há 174 anos.
O mês de setembro de 2023, em Portugal continental, classificou-se, do ponto de vista climatológico, como um mês quente em relação à temperatura do ar e chuvoso em relação à precipitação.
O acesso desigual a serviços deixa as pessoas em maior risco expostas ao perigo de catástrofes, enquanto os impactos das catástrofes agravam as desigualdades e levam as pessoas em maior risco ainda mais para a pobreza.
A ciência do sistema terrestre é o estudo da forma como os dados científicos provenientes de vários domínios de investigação se conjugam para formar a imagem atual do nosso planeta como um todo, incluindo as suas alterações climáticas.
Em setembro, após os meses frios e escuros de inverno, o gelo marinho da Antártida atingiu a sua extensão mínima de que há registo.
A NOAA divulgou a análise da temperatura global referente ao mês de agosto e concluiu que este mês foi o agosto mais quente no globo desde há 174 anos.
A edição de 2024 do livro “Guinness World Records” reconhece a NOAA e os parceiros da indústria com dois recordes mundiais relacionados com aeronaves e veículos não tripulados.
O mês de agosto de 2023, em Portugal continental, classificou-se, do ponto de vista climatológico, como um mês extremamente quente em relação à temperatura do ar e seco em relação à precipitação.
As alterações climáticas estão a aumentar a intensidade e frequência das ondas de calor e, o calor extremo, agravado por incêndios florestais e poeiras do deserto, está a ter impacto na qualidade do ar, na saúde humana e no ambiente.
A Organização Meteorológica Mundial divulgou um relatório sobre o estado do clima no sudoeste do Pacífico em 2022, onde se apresentam os impactos nesta região dos fenómenos extremos severos que ocorreram.
A NOAA divulgou a análise da temperatura global referente ao mês de julho e concluiu que este mês foi o julho mais quente no globo desde que há registos.
O mês de julho de 2023, em Portugal continental, classificou-se, do ponto de vista climatológico, como um mês normal em relação à temperatura do ar e muito seco em relação à precipitação.
Os cientistas da NOAA têm acompanhado uma subida constante das temperaturas oceânicas desde abril de 2023, o que está a causar condições de stress térmico sem precedentes na bacia das Caraíbas, incluindo as águas que rodeiam a Florida e o Golfo do México.
Devido à mudança climática, as ondas de calor estão a tornar-se mais intensas e frequentes, o que leva o homem a intensificar esforços para reforçar os alertas precoces referentes ao efeito do calor extremo em várias áreas, designadamente na saúde.
A NOAA divulgou a análise da temperatura global referente ao mês de junho e concluiu que este mês foi o junho mais quente no globo desde que há registos.