
Do ponto de vista climatológico o mês de novembro de 2019 classificou-se como um mês frio em relação à temperatura do ar e chuvoso em relação à precipitação. Contamos-lhe todos os detalhes aqui!
Do ponto de vista climatológico o mês de novembro de 2019 classificou-se como um mês frio em relação à temperatura do ar e chuvoso em relação à precipitação. Contamos-lhe todos os detalhes aqui!
Milhões de pessoas em áreas costeiras podem enfrentar mais frequentemente inundações devido à subida do nível do mar, que poderão provocar um número de vítimas três vezes superior ao atual. Contamos-lhe tudo aqui.
O mês de outubro de 2019 classificou-se do ponto de vista climatológico como normal em relação à temperatura do ar e seco em relação à precipitação. Contamos-lhe tudo aqui.
Neste momento, o estado da Califórnia nos Estados Unidos da América, está a ser afetado por grandes incêndios florestais devido ao tempo quente e seco que já provocou milhares de desalojados. Contamos-lhe tudo aqui!
Atualmente o mundo vive uma crise relacionada com a água. Enquanto há escassez de água em muitas regiões do globo, outras são afetadas por cheias de grandes dimensões ou por águas poluídas. Saiba mais aqui.
O período entre 2015 e 2019 deverá tornar-se o período de cinco anos mais quente alguma vez registado. Além do aumento da concentração de gases com efeito de estufa, verificou-se subida do nível do mar, diminuição da extensão de gelo e eventos meteorológicos extremos mais frequentes. Confira aqui.
O passado mês de setembro classificou-se como quente em relação à temperatura do ar e seco em relação à precipitação. Confira connosco a análise climatológica de setembro de 2019 em Portugal continental.
Haverá profundas consequências para os oceanos e criosfera, caso não haja uma redução urgente das emissões de gases de efeito estufa. Saiba mais aqui sobre o mais recente relatório do IPCC.
As ações levadas a cabo pelo homem na sequência do Protocolo de Montreal, levaram à preservação da camada de ozono que nos protege da radiação ultravioleta nociva do sol. Saiba mais aqui.
Todos os anos ciclones tropicais com forte poder destruidor atingem diferentes regiões do globo. Recentemente tivemos ciclones tropicais como o tufão Faxai que atingiu Tóquio e o furacão Dorian, que devastou o noroeste das Bahamas. Saiba mais aqui.
A temperatura média em Portugal continental durante o passado mês de agosto foi superior ao valor normal bem como a quantidade de precipitação. Contamos-lhe mais aqui.
Devido ao derretimento do gelo a partir de meados de agosto, o Oceano Ártico está amplamente aberto à navegação. Esta ocorrência permite reduzir para metade do tempo certas viagens. Contamos-lhe mais aqui.
As florestas tropicais estão a perder o seu papel de sumidouros de carbono devido à desflorestação, fogos florestais e secas. Contamos-lhe mais detalhes aqui.
O mês de julho de 2019 em Portugal continental, classificou-se do ponto de vista climatológico como um mês normal em relação à temperatura do ar e seco em relação à precipitação. Contamos-lhe os detalhes aqui.
Ondas de calor são mortais e os seus impactos estão em ascensão globalmente devido à mudança climática. Em menos de um mês grande parte da Europa foi atingida por duas ondas de calor. Saiba mais aqui.
Nuvens noctilucentes formam-se apenas sob condições muito especiais e a sua ocorrência pode ser usada como um indicador do efeito da mudança do clima na atmosfera. Contamos-lhe os detalhes aqui.
A onda de calor excecional que atingiu grande parte da Europa durante a última semana de junho de 2019 quebrou vários recordes históricos em diversos locais de França, Suíça, Áustria, Alemanha, República Checa e Espanha. Saiba mais aqui.
Do ponto de vista climatológico o mês de junho deste ano, em Portugal continental, classificou-se como um mês muito frio em relação à temperatura do ar e normal em relação à precipitação. Contamos-lhe aqui.
Foram confirmadas pela Organização Meteorológica Mundial novas temperaturas extremas no globo em dois locais distintos. Contamos-lhe aqui.
Meteorologistas e apresentadores dos boletins meteorológicos nas televisões de muitos países unem-se hoje, 21 de junho, para enviar uma mensagem sobre o aquecimento global.