
O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, lançou no passado dia 10 de março a Declaração da Organização Meteorológica Mundial (OMM) sobre o estado do clima global em 2019. Contamos-lhe mais aqui.
O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, lançou no passado dia 10 de março a Declaração da Organização Meteorológica Mundial (OMM) sobre o estado do clima global em 2019. Contamos-lhe mais aqui.
O mês de fevereiro de 2020, em Portugal continental, classificou-se, do ponto de vista climatológico, como um mês extremamente quente e extremamente seco. Contamos-lhe mais aqui!
Depois da tempestade Dennis ter provocado fortes impactos no Reino Unido, incluindo cheias em muitas regiões, o risco de ocorrência de novas inundações vai continuar ao longo dos próximos dias. Saiba mais aqui.
Nas próximas décadas prevê-se que muitas regiões da Europa enfrentem impactos cada vez maiores devido às mudanças climáticas. Contamos-lhe mais detalhes aqui!
O ano de 2019 em Portugal Continental classificou-se, do ponto de vista climatológico, como um ano quente e seco. E, quais foram os eventos meteorológicos mais relevantes? Contamos-lhe tudo aqui.
O mês de janeiro de 2020 em Portugal continental, classificou-se do ponto de vista climatológico, como um mês quente e seco. Contamos-lhe aqui todos os detalhes.
Ao longo dos últimos anos tem-se verificado no globo a ocorrência de eventos extremos, cada vez mais frequentes e intensos. 2019 foi um ano com registos de anomalias climáticas significativas bem como de eventos extremos. Contamos-lhe mais aqui.
A temperatura média do globo durante o ano 2019 teve a segunda maior temperatura registada desde 1880, ano em que se iniciaram os registos. Contamos-lhe mais aqui.
Dezembro de 2019 em Portugal continental classificou-se, do ponto de vista climatológico, como um mês quente em relação à temperatura do ar, e chuvoso em relação à precipitação. Contamos-lhe mais detalhes aqui.
O ano de 2019 conclui uma década de calor global excecional, recuando gelo e níveis recordes do mar. O aquecimento progressivo do clima traz também riscos gravosos para a saúde humana. Contamos-lhe mais detalhes aqui.
Os incêndios florestais são comuns na Austrália durante o verão, mas os cientistas alertam que esta temporada começou mais cedo do que o habitual e com mais intensidade. Contamos-lhe mais aqui.
Do ponto de vista climatológico o mês de novembro de 2019 classificou-se como um mês frio em relação à temperatura do ar e chuvoso em relação à precipitação. Contamos-lhe todos os detalhes aqui!
Milhões de pessoas em áreas costeiras podem enfrentar mais frequentemente inundações devido à subida do nível do mar, que poderão provocar um número de vítimas três vezes superior ao atual. Contamos-lhe tudo aqui.
O mês de outubro de 2019 classificou-se do ponto de vista climatológico como normal em relação à temperatura do ar e seco em relação à precipitação. Contamos-lhe tudo aqui.
Neste momento, o estado da Califórnia nos Estados Unidos da América, está a ser afetado por grandes incêndios florestais devido ao tempo quente e seco que já provocou milhares de desalojados. Contamos-lhe tudo aqui!
Atualmente o mundo vive uma crise relacionada com a água. Enquanto há escassez de água em muitas regiões do globo, outras são afetadas por cheias de grandes dimensões ou por águas poluídas. Saiba mais aqui.
O período entre 2015 e 2019 deverá tornar-se o período de cinco anos mais quente alguma vez registado. Além do aumento da concentração de gases com efeito de estufa, verificou-se subida do nível do mar, diminuição da extensão de gelo e eventos meteorológicos extremos mais frequentes. Confira aqui.
O passado mês de setembro classificou-se como quente em relação à temperatura do ar e seco em relação à precipitação. Confira connosco a análise climatológica de setembro de 2019 em Portugal continental.
Haverá profundas consequências para os oceanos e criosfera, caso não haja uma redução urgente das emissões de gases de efeito estufa. Saiba mais aqui sobre o mais recente relatório do IPCC.
As ações levadas a cabo pelo homem na sequência do Protocolo de Montreal, levaram à preservação da camada de ozono que nos protege da radiação ultravioleta nociva do sol. Saiba mais aqui.