
As florestas tropicais estão a perder o seu papel de sumidouros de carbono devido à desflorestação, fogos florestais e secas. Contamos-lhe mais detalhes aqui.
As florestas tropicais estão a perder o seu papel de sumidouros de carbono devido à desflorestação, fogos florestais e secas. Contamos-lhe mais detalhes aqui.
O mês de julho de 2019 em Portugal continental, classificou-se do ponto de vista climatológico como um mês normal em relação à temperatura do ar e seco em relação à precipitação. Contamos-lhe os detalhes aqui.
Ondas de calor são mortais e os seus impactos estão em ascensão globalmente devido à mudança climática. Em menos de um mês grande parte da Europa foi atingida por duas ondas de calor. Saiba mais aqui.
Nuvens noctilucentes formam-se apenas sob condições muito especiais e a sua ocorrência pode ser usada como um indicador do efeito da mudança do clima na atmosfera. Contamos-lhe os detalhes aqui.
A onda de calor excecional que atingiu grande parte da Europa durante a última semana de junho de 2019 quebrou vários recordes históricos em diversos locais de França, Suíça, Áustria, Alemanha, República Checa e Espanha. Saiba mais aqui.
Do ponto de vista climatológico o mês de junho deste ano, em Portugal continental, classificou-se como um mês muito frio em relação à temperatura do ar e normal em relação à precipitação. Contamos-lhe aqui.
Foram confirmadas pela Organização Meteorológica Mundial novas temperaturas extremas no globo em dois locais distintos. Contamos-lhe aqui.
Meteorologistas e apresentadores dos boletins meteorológicos nas televisões de muitos países unem-se hoje, 21 de junho, para enviar uma mensagem sobre o aquecimento global.
O Congresso Meteorológico Mundial aprova novo plano de compromisso público-privado. Na sua 18ª edição, pretende-se fortalecer vínculos entre os setores público, privado e académico, adotando a Declaração de Genebra 2019, Construindo Comunidades pelo Tempo, Clima e Mar.
Climatologicamente, o mês de maio de 2019 em Portugal continental classificou-se como um mês muito quente e extremamente seco. Contamos-lhe aqui.
Decorreu na última semana de maio, entre os dias 25 e 28, em Paris, a 16a edição do Fórum Internacional anual sobre o Tempo e o Clima, o IWCF 19.
As alterações climáticas têm aumentado a intensidade e frequência dos fenómenos extremos, designadamente a intensidade da precipitação.
Perante o aumento da intensidade dos desastres naturais diversas estruturas e organizações a nível mundial desenvolvem esforços no sentido de melhorar o sistema de avisos para prevenção e mitigação dos desastres naturais.
Como habitualmente apresenta-se a análise climatológica mensal do mês que terminou. O mês de abril de 2019 em Portugal continental classificou-se como um mês chuvoso.
Os ciclones tropicais estão entre os sistemas climáticos mais poderosos e destruidores do planeta. Descubra aqui como se formam e como são classificados.
A monitorização a nível mundial da composição da atmosfera é fundamental para apoio à tomada de decisões designadamente no que se relaciona com as alterações climáticas.
Comemorou-se ontem, 22 de abril, o 49º Dia Mundial da Terra. Este dia começou a ser celebrado no ano 1970 e visa alertar a população para os riscos que a Terra está a sofrer.
Há um alto risco de se agravar a insegurança alimentar em algumas regiões do Quénia, Etiópia, Somália e Uganda devido à escassa precipitação e à seca.
Do ponto de vista climatológico o mês de março em Portugal continental foi considerado um mês seco em relação à precipitação e um mês quente em relação à temperatura.
O ciclone tropical Idai já passou mas os efeitos da sua passagem permanecem. Moçambique, na linha da trajetória da maior parte dos ciclones que ocorrem naquela região do globo, sofreu mais uma vez.