Rio atmosférico causará episódio de chuva abundante

A instabilidade típica do Outono vem aí, devido a um rio atmosférico que provocará muita chuva em todo o continente português e no arquipélago dos Açores. Saiba aqui mais detalhes!

Como foi avançado aqui, os dias soalheiros e estáveis farão uma pausa nos próximos dias, visto que a partir do final da tarde de quinta-feira, dia 28, o fenómeno “rio atmosférico” vai atingir Portugal. Rio atmosférico é um fenómeno que, por se traduzir numa massa de ar carregada de humidade, provoca precipitação intensa e persistente. As massas de ar ganham um grande teor de humidade quando passam por oceanos mais quentes. 

O rio atmosférico irá provocar episódios de chuva intensa e persistente, de Norte a Sul do país.

Esta precipitação que está prevista afetar Portugal Continental e os Açores, dará entrada no continente pelo Minho afetando posteriormente todo o território, principalmente, as regiões do Minho, Douro Litoral e Beira Litoral. 

Nas primeiras horas de sábado, esta dispersar-se-á um pouco por todo o território, sendo que umas horas mais tarde voltará a estender-se por todo o país, onde se irá manter, pelo menos, até segunda-feira.