O ecossistema desta gruta com vários milhões de anos foi quase completamente destruído por um pacote de batatas fritas que um turista desajeitadamente deixou para trás.
Hinatea Chatal
Jornalista especializada em meteorologia - 59 artigosOriginária da Polinésia Francesa, Hinatea Chatal possui uma licenciatura em Informação-Comunicação e um mestrado em Recursos Humanos em Papeete. Começou a sua carreira apresentando o seu próprio programa de rádio. Atraída pela televisão, é co-apresentadora do programa de entrevistas franco-tahitiano: Fare Ma'ohi na Polynesia La1ère (Grupo FranceTV).
Impulsionada por novos desafios, decide continuar com a sua carreira profissional em Paris. Apaixonada pelas viagens e pelo meio ambiente, embarcou no mundo da meteorologia na La Chaine Météo e rapidamente tornou-se no trunfo da CNews. Em paralelo, apresenta um programa de rádio na TropiquesFM onde oferece crónicas de cozinha, viagens e clima e sensibiliza os ouvintes sobre os problemas de departamentos e territórios do Ultramar.
Hinatea também é membro do Fórum Météo Climat junto com os apresentadores meteorológicos mais emblemáticos e participa todos os anos no Fórum de Paris. Desde 2020, escreve vários artigos para tameteo.
Artigos de Hinatea Chatal
A cratera da Sibéria está a desmoronar-se, o que é uma péssima notícia, porque liberta milhares de toneladas de CO2 para a atmosfera todos os anos...
A praia de Freshwater West, no País de Gales, está coberta de... meias! Os poluidores são nada mais nada menos do que os fãs da famosa saga do feiticeiro com a cicatriz na testa.
A Channa argus é um animal originário da Ásia. Esta espécie invasora é agressiva e foi detetada na Europa e nos EUA.
Mesmo que faça o seu melhor para limitar a sua pegada de carbono, deve saber que a sua morte gera o equivalente a uma viagem de carro de 4000 km.
Esta nova espécie de aranha, nativa das Caraíbas, encontrou claramente o ambiente anglo-saxónico do seu agrado. Veja aqui mais informações sobre este aracnídeo.
Investigadores do Instituto Nacional de Investigação sobre Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente de França (INRAE) descobriram que as galinhas domésticas ficam vermelhas (coradas) quando sentem determinadas emoções.
Sabia que o animal mais forte do mundo não tinha mais do que 2 cm de altura? Qual espécie vive mais tempo e qual mata mais pessoas? Descubra os recordes de alguns animais incríveis!
No final de abril do ano passado, a justiça nepalesa disse basta. Para dar um descanso ao pico mais alto do mundo, o governo decidiu limitar o número de subidas.
Tulipas, lírios do vale, azevinhos... Sabe o que é que estas plantas têm em comum? Algumas são tóxicas para o ser humano e até mesmo fatais para alguns! Evite plantá-las nos seus jardins.
Devido à desflorestação e às alterações climáticas, 12 espécies de cogumelos estão em vias de desaparecer em França.
Uma “catástrofe nacional” está atualmente em desenvolvimento na Zâmbia. O governo teve de cortar a eletricidade para enfrentar o esvaziamento das barragens que normalmente abastecem o país.
Um jovem entusiasta da arqueologia fez a descoberta da sua vida quando passeava o seu cão e descobriu o esqueleto quase completo de um dinossauro com 70 milhões de anos!
Na Islândia, pode desfrutar de tomates, pepinos, cenouras e cogumelos locais. Estas frutas e legumes são cultivados em estufas aquecidas por energia geotérmica, o que é ecológico e económico.
Um arqueólogo encontrou uma mensagem escrita num pedaço de papel no bolso secreto de um vestido do século XIX. Muitos anos depois encontraram o significado, e é meteorológico!
Ixchiq é a primeira vacina contra a chikungunya! Desenvolvida por uma empresa franco-austríaca, os americanos com 18 anos ou mais são os primeiros no mundo a poderem ser vacinados.
O osso em questão pertenceu a um dos nossos antepassados: um Homo sapiens. Só que os cientistas encontraram-no numa gruta que pensavam ter sido ocupada apenas por Neandertais. Poderão os nossos dois antepassados ter vivido juntos?
Não tardará muito até deixarmos de ver estes veículos voadores apenas em filmes futuristas e de ficção científica. O carro voador estará na estrada dentro de apenas 2 anos!
Após três anos de La Niña, os especialistas preveem o regresso do El Niño, o que significa um aumento da temperatura global marinha e terrestre.
Terá direito à sua reforma após mais de 50 anos de um bom e leal serviço no Miami Seaquarium, nos Estados Unidos. Lolita, a orca estrela do parque da Flórida, recuperará finalmente a sua liberdade!