O mês de outubro costuma ser muito variável, apresentando mudanças repentinas no estado do tempo. Como se preveem as próximas semanas no nosso país? Será que vamos ter algum episódio de chuva forte ou vão imperar as altas pressões? Saiba mais aqui!
O mês de outubro costuma ser muito variável, apresentando mudanças repentinas no estado do tempo. Como se preveem as próximas semanas no nosso país? Será que vamos ter algum episódio de chuva forte ou vão imperar as altas pressões? Saiba mais aqui!
Nos próximos dias o tempo ficará progressivamente mais estável, embora com contrastes térmicos regionais. Dos aguaceiros no Norte ao calor no Sul, o anticiclone é quem “comanda” o panorama meteorológico no país e o sol voltará a luzir. Confira a previsão!
No sítio arqueológico conhecido como Tall el-Hammam, Jordânia, os investigadores encontraram evidências duma explosão cósmica maciça que terá destruído uma cidade inteira há cerca de 3600 anos atrás. Pensa-se que é a cidade que inspirou a história bíblica de Sodoma. Saiba mais aqui!
A depressão isolada em altitude trouxe tempo instável à Península Ibérica, tal como se previa. A chuva forte e localizada e a trovoada provocaram alguns constrangimentos em localidades portuguesas e espanholas, sendo que algumas “viram-se a braços” com inundações. Veja as imagens!
A depressão isolada em altitude está, de momento, a afetar uma boa parte da Península Ibérica e por cá continuará durante o fim de semana. Distribuirá trovoada e aguaceiros fortes por várias regiões portuguesas. Contamos-lhe aqui onde terá mais impacto!
O outono vai arrancar com uma depressão isolada em altitude que atravessará toda a Península Ibérica ao longo dos próximos dias, arrastando-se até ao fim de semana. Entre aguaceiros fortes e trovoada, saiba onde poderá ter mais impacto o tempo instável!
O Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC) está a monitorizar o Oceano Atlântico que continua “em ebulição”. As duas tempestades tropicais Peter e Rose, o Invest 98L - possível tempestade tropical Sam - e ainda o ex-Odette cujos remanescentes voltam a “ganhar vida”. Contamos-lhe mais aqui!
Da estabilidade e ambiente soalheiro passaremos, num ápice, a novo episódio do tempo severo. Embora com alguma incerteza no prognóstico, fruto das características erráticas da tempestade que se avizinha de Portugal continental, esta semana receberemos mais uma dose de chuva e trovoada. Confira a previsão!
O sul da ilha de La Palma, Canárias (Espanha), estava em alerta há vários dias devido ao risco iminente de uma erupção vulcânica. Depois dos sinais dados pelos sismos, cada vez mais fortes e frequentes, o vulcão Cumbre Vieja finalmente despertou!
Depois da tempestade, vem a bonança. O famoso provérbio popular, neste caso, não podia revelar-se mais certeiro dado que, num curto espaço de tempo, o tempo estável voltou a imperar. Durará muito? Confira a previsão do tempo em Portugal continental para os próximos dias!
A primeira metade de setembro foi muito variável, marcada pela alternância de dias secos e quentes, com outros de fortes chuvadas e trovoada devido à chegada de tempestades. E na segunda quinzena, vai continuar a tendência para o tempo instável ou espera-nos algo diferente? Confira a previsão!
O risco de cheias rápidas e localizadas já há muito que se fazia prever devido à abrupta chegada da tempestade que atingiu na segunda-feira o nosso país. Neste momento, e para as próximas horas, o tempo severo vai continuar. Confira aqui os vídeos e toda a informação!
Após o calor vivido no fim de semana, a tempestade coincidiu com o arranque da semana, tal como por nós antecipado há vários dias. De aguaceiros fortes a trovoada e outros possíveis fenómenos extremos, até quando durará este tempo? Confira a previsão!
É em setembro que a temporada de furacões do Atlântico atinge o seu auge. E 2021 não foge à regra. O NHC está a monitorizar 5 sistemas ativos no oceano. Um deles é a Tempestade Tropical Nicholas e outro pode integrar a depressão que chegará à Península Ibérica. Saiba mais aqui!
Durante o fim de semana, prevê-se tempo estável e marcado até por ligeira subida das temperaturas. No entanto, esse panorama será temporário devido à chegada de uma tempestade no início da próxima semana. Confira aqui os efeitos previstos para Portugal continental!
Nos próximos dias o tempo vai estabilizar, mas será "sol de pouca dura". Temos de estar atentos à forma como o furacão Larry vai condicionar o tempo em Portugal continental. Cautela também com um possível ciclone tropical perto de Cabo Verde. Confira a previsão!
Após dois anos de interregno, os países vão reunir-se em novembro, em Glasgow (Reino Unido), para a COP26, a conferência do clima da ONU, vista como a mais importante desde o Acordo de Paris em 2015. Eis o que está em jogo!
O tempo esta semana vai voltar a ficar instável. Embora não nos afete diretamente, o furacão Larry será indiretamente responsável pela ondulação do jato polar, aumentando a probabilidade da chegada de depressões isoladas em altitude ou frentes até ao nosso país. Confira a previsão!
Além dos equipamentos científicos e naves que ainda estão em desenvolvimento para garantir a superação dos desafios que a Humanidade enfrenta para sobreviver em Marte, os cientistas identificaram outra necessidade premente. Pretendem obter previsões meteorológicas precisas do clima marciano. Como? Saiba mais aqui!
Após a passagem da depressão isolada em altitude que originou trovoada, aguaceiros, nalguns casos de granizo, o que podemos esperar para o fim de semana? Ficará o tempo mais tranquilo ou voltaremos a experimentar mais do mesmo? Contamos-lhe mais aqui!