O outono arranca com aguaceiros fortes e trovoada em Portugal

O outono vai arrancar com uma depressão isolada em altitude que atravessará toda a Península Ibérica ao longo dos próximos dias, arrastando-se até ao fim de semana. Entre aguaceiros fortes e trovoada, saiba onde poderá ter mais impacto o tempo instável!

A primeira metade da semana foi marcada por um panorama estável e soalheiro, mas hoje, precisamente no dia em que arranca o outono astronómico, o tempo voltará a mostrar sinais de instabilidade num cenário que se prolongará durante os próximos dias.

A chegada de uma depressão isolada em altitude, com movimento retrógrado (de leste para oeste) é a responsável pela brusca mudança do tempo que se antecipa. Trará consigo aguaceiros, inicialmente dispersos, podendo em certas áreas ser localmente fortes, por vezes sob a forma de granizo e acompanhados de trovoada.

Também ocorrerá descida das temperaturas, o fluxo dominante de vento será de Este ou Nordeste devido ao movimento retrógrado da tempestade e soprará moderado a forte, com rajadas até aos 50 km/h. A depressão vai durar, pelo menos, até sábado, afetando praticamente todo o país nos dias que se seguem. Na quinta-feira terá maior impacto nas regiões do Algarve, principalmente o Sotavento; Alentejo, sobretudo no interior; e Beira Baixa, nas áreas mais fronteiriças. Posteriormente, expandir-se-á para oeste e para norte.