tempo.pt

Temporal causa estragos e cheias em Portugal: veja as imagens!

O risco de cheias rápidas e localizadas já há muito que se fazia prever devido à abrupta chegada da tempestade que atingiu na segunda-feira o nosso país. Neste momento, e para as próximas horas, o tempo severo vai continuar. Confira aqui os vídeos e toda a informação!

A tempestade descarregou uma quantidade significativa de chuva forte, trovoadas e, por vezes, granizo num curto espaço de tempo. As ocorrências causadas pela depressão que ainda afeta Portugal esta terça-feira foram várias.

Condutores ficaram presos no interior das viaturas, houve queda de árvores devido ao vento forte e muito estragos gerados, desde a zona do centro comercial Braga Parque (Braga), que ficou totalmente alagada, até ao idoso que teve de ser resgatado em Évora e à destruição parcial do Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Por isso mesmo, nestas 48 horas, sendo que à data de edição desta notícia ainda se estima um agravar das condições meteorológicas nas próximas horas, os Serviços Municipais de Proteção Civil estão bastante atarefados.

Em Coimbra, a Praça 8 de Maio ficou inundada como mostra o vídeo acima, forçando os bombeiros a intervir no escoamento de água de algumas casas e lojas no centro da cidade. Também houve derrube de árvores e estruturas.

Já nesta terça-feira, no Alentejo, em diversos concelhos dos distritos de Évora e Beja, houve mais de duas dezenas de inundações, especialmente nas vias públicas e habitações, de acordo com a Proteção Civil. O vídeo acima revela como a precipitação que caiu tão rapidamente não pôde ser absorvida na área de Moura e Sobral da Adiça, levando a um pulso grande de escoamento superficial introduzido no sistema fluvial, que causou cheias.