Península Ibérica atingida por trovoada e inundações: veja as imagens

A depressão isolada em altitude trouxe tempo instável à Península Ibérica, tal como se previa. A chuva forte e localizada e a trovoada provocaram alguns constrangimentos em localidades portuguesas e espanholas, sendo que algumas “viram-se a braços” com inundações. Veja as imagens!

Nos últimos dias uma depressão isolada em altitude atingiu a Península Ibérica com muita intensidade, percorrendo-a num movimento retrógrado, de leste (Espanha) para oeste (Portugal). Regiões como Huelva e Algarve foram atingidas por inundações, embora o caso português tenha sido consideravelmente menos intenso.

No país vizinho, as autoridades oficiais relatam que houve mais de 600 chamadas para ocorrências na Andaluzia, sobretudo na costa de Huelva, o que levou à ativação do plano 1 do plano de emergências para o risco de inundações. De acordo com a imprensa espanhola, as localidades mais atingidas pela forte chuva foram Isla Cristina, Lepe e Ayamonte. No vídeo acima pode-se ver carros submersos na localidade de Lepe.

Já em Portugal, as localidades do distrito de Faro mais afetadas foram Vila Real de Santo António, Altura e Monte Gordo. No caso da primeira urbe mencionada, a precipitação forte e localizada deixou as ruas alagadas, vias cortadas, carros presos na água e moradores e comerciantes foram forçados a retirar a água das casas e lojas.

Numa hora caíram uns incríveis 42,1 mm de precipitação, segundo registos oficiais da estação meteorológica do IPMA. Apesar de tudo, não houve vítimas nem danos materiais significativos.

Em Portugal, além de Algarve e Alentejo, o céu já fora iluminado durante a noite pela trovoada que proporcionou imagens impressionantes captadas pelos internautas em localidades como Lisboa e Fátima. A tempestade também surgiu noutras regiões como Ribatejo, Beira Baixa e Beira Interior e deverá rumar a outras regiões do país nas próximas horas.