
Os aguaceiros fortes e irregulares poderão continuar na próxima semana em Portugal. No entanto, não terão a mesma probabilidade e intensidade em todo o território, dependendo isto do possível aparecimento de uma nova gota fria dentro de alguns dias.
Os aguaceiros fortes e irregulares poderão continuar na próxima semana em Portugal. No entanto, não terão a mesma probabilidade e intensidade em todo o território, dependendo isto do possível aparecimento de uma nova gota fria dentro de alguns dias.
Os remanescentes do ex-furacão Franklin vão aproximar-se de Portugal continental ao longo da reta final desta semana, esperando-se um agravamento da instabilidade meteorológica. Saiba em que regiões do país se prevê chuva ou aguaceiros, trovoada e granizo!
Em breve espera-se que outro sistema de baixas pressões volte a influenciar o estado do tempo em Portugal continental. Saiba que regiões do país estarão mais expostas à chuva, trovoada e granizo nos próximos dias.
Uma nova perturbação atlântica, nascida da fusão entre a gota fria e o “ex-furacão Franklin”, deverá continuar a condicionar o tempo em Portugal continental nestes próximos dias. Saiba quando e em que regiões se prevê mais chuva e trovoada!
Nas próximas horas a gota fria que provocou chuva forte e granizo nalgumas regiões portuguesas vai interagir com o ex-furacão Franklin, originando uma “nova depressão”: será o exemplo perfeito de Efeito Fujiwhara. O que é isto e como poderá afetar Portugal?
Os eventos que injetam fumo e gás na parte alta da atmosfera, como erupções vulcânicas e incêndios florestais, ajudam a arrefecer o planeta Terra, mas não são solução para o aquecimento global, afirma estudo. Saiba mais aqui!
A 1 de setembro arrancará o outono climatológico. O próximo trimestre é a época do ano em que o frio regressa e a chuva volta a ser protagonista, por vezes de forma torrencial. Eis a previsão sazonal para Portugal!
Estamos prestes a entrar no primeiro mês do outono climatológico. É nesta época que aparecem as primeiras depressões atlânticas, o tempo mais fresco e até mesmo gotas frias. Como se prevê setembro em Portugal?
A descida das temperaturas no passado fim de semana foi notável e geral em Portugal. O tempo fresco mantém-se e, dentro de poucos dias, uma gota fria poderá trazer chuva e trovoada a várias regiões do país. Saiba aqui quando.
Para a próxima semana antecipa-se uma mudança radical do tempo em Portugal continental. Além de temperaturas mais frescas, prevê-se um possível regresso generalizado da chuva. Saiba quando e em que regiões, aqui!
Após vários dias de calor tórrido, com temperaturas superiores a 40 ºC em várias regiões, Portugal registará uma descida brusca das temperaturas, chuva e nortada ainda mais forte. Eis a previsão do tempo, ao detalhe, para este fim de semana!
O calor tórrido tem as horas contadas em Portugal continental. Em poucos dias ocorrerá uma mudança radical no tempo, à qual estará associada uma descida brusca das temperaturas. Que mais se prevê? Consulte aqui a previsão!
Astrónomos descobrem uma ligação entre a abundância variável das nuvens de Neptuno e o ciclo solar de 11 anos, em que o aumento e a diminuição dos campos magnéticos emaranhados do Sol impulsionam a atividade solar. Contamos-lhe mais aqui!
Portugal continental está a atravessar o pico de um extraordinário episódio de calor tórrido que já desencadeou múltiplos avisos vermelhos. Também estão previstas poeiras, aguaceiros e trovoadas. Consulte a previsão!
Aquilo que poderá vir a ser classificado como uma onda de calor, já está a afetar Portugal continental com temperaturas muito elevadas. Contudo, a reta final da semana poderá ser marcada por uma mudança significativa do tempo. Eis a previsão!
A próxima semana vai arrancar com temperaturas bastante elevadas em Portugal continental, o que desencadeará múltiplos avisos por calor intenso. Contudo, uma depressão muito cavada, cuja evolução é incerta, poderá alterar o panorama meteorológico de forma radical. Consulte a previsão!
A primeira metade da semana registou tempo maioritariamente soalheiro, nortada e temperaturas normais para agosto. Mas, em breve, chegam mudanças. Quais serão as condições meteorológicas dos próximos dias em Portugal? Consulte a previsão!
Após uma primeira quinzena marcada por alguns dias de calor extremo, nos quais as temperaturas ultrapassaram o patamar dos 40 ºC em várias regiões de Portugal continental, que se pode esperar do tempo para a segunda metade de agosto?
A semana começa com tempo estável, soalheiro e valores térmicos normais para agosto. Mas, a segunda metade da semana será marcada pelo regresso da chuva e pela subida acentuada das temperaturas. Saiba onde vai chover e onde fará mais calor!
O nevoeiro é um fenómeno meteorológico que consiste na condensação de vapor de água no ar à superfície, em condições de estabilidade, nas camadas mais baixas da atmosfera. Porque surge com tanta frequência no verão, no litoral de Portugal continental?