Em breve uma forte massa de ar polar marítima chegará a vários países da Europa Ocidental. Em que medida o nosso país será afetado pelo frio? Eis a previsão do tempo em Portugal esta semana.
Em breve uma forte massa de ar polar marítima chegará a vários países da Europa Ocidental. Em que medida o nosso país será afetado pelo frio? Eis a previsão do tempo em Portugal esta semana.
De acordo com as mais recentes análises a amostras trazidas da Lua, recolhidas pela missão chinesa Chang’e-5 em 2020, a atividade vulcânica persistiu por mais tempo do que se pensava.
Na próxima semana, de 9 a 15 de setembro de 2024, prevê-se que a frescura do outono climatológico afete uma grande parte da Europa Ocidental. Porém, Portugal continental poderá ser um caso único à escala europeia no que diz respeito às anomalias de temperatura.
Desde os incêndios no Canadá aos elevados níveis de ozono na Europa durante os Jogos Olímpicos de Paris, houve vários eventos significativos relacionados com a composição atmosférica durante o verão boreal (junho-julho-agosto) de 2024. Eis os maiores destaques, segundo o CAMS.
Dentro das próximas 24 horas ocorrerá uma mudança significativa no estado do tempo em Portugal continental. O avanço de uma depressão isolada em altitude provocará chuva nalgumas regiões. Saiba em quais se preveem as maiores acumulações.
Vem aí uma mudança de tempo. Além da descida das temperaturas, prevê-se a possibilidade de chuva fraca em várias regiões de Portugal continental nos próximos dias devido à chegada de uma depressão isolada em altitude que se localizará a norte da Península Ibérica.
Já é conhecida a nova lista de nomes das tempestades de grande impacto da temporada 2024/2025. Não perca a oportunidade de saber quais são, o porquê de se darem nomes a depressões e algumas curiosidades.
A perspetiva de tempo geralmente seco e fresco em Portugal continental mantém-se para esta primeira semana de setembro. Porém, a nova atualização do modelo de referência da Meteored trouxe novidades e estas são as regiões onde a chuva será mais provável.
Esta semana a precipitação será pouco significativa em Portugal continental. Porém, o arrefecimento do estado do tempo, seguido de uma nova escalada térmica provocará uma “montanha-russa” das temperaturas. Além disto, 2 distritos estão em aviso amarelo de vento forte.
Em breve vislumbram-se episódios de precipitação significativos em todo o continente europeu. Uma das poucas exceções poderá mesmo ser… o nosso país! Não perca os pormenores da previsão do tempo em Portugal para a próxima semana.
Galáxias satélites anãs que orbitam em redor da galáxia de Andrómeda não obedecem a modelo teórico. A observação feita pelo telescópio espacial Hubble está a intrigar os astrónomos e poderá revolucionar os modelos teóricos de formação das galáxias.
Previsão do tempo na primeira semana de setembro com elevada incerteza devido a uma depressão isolada entre as Ilhas Britânicas e a Península Ibérica. O mapa de anomalia da precipitação é pouco encorajador e o da temperatura revela um outono a “entrar a todo o gás”.
Grande parte da instabilidade atmosférica prevista para esta quinta-feira sofreu um desvio para leste, afetando sobretudo a geografia espanhola. Porém, o risco de aguaceiros, trovoada e granizo mantém-se no interior de algumas regiões de Portugal nos próximos dias. Eis a previsão do tempo.
O outono climatológico terá início no próximo domingo, 1 de setembro. O próximo trimestre é normalmente caracterizado pelo regresso do frio e pelo protagonismo da chuva, por vezes forte. Eis o que revelam os mapas de previsão sazonal da Meteored em Portugal.
Nos próximos dias uma depressão isolada em altitude provocará alterações no estado do tempo em várias zonas de Portugal continental. Preveem-se aguaceiros dispersos, trovoada, possibilidade de queda de granizo e até mesmo "chuva de lama".
Estamos prestes a entrar no outono climatológico, uma estação de transição, conhecida pela sua instabilidade e grande variabilidade de estados de tempo. Conheça o risco de gotas frias, frentes e depressões nas próximas semanas em Portugal.
A formação de uma gota fria provocará um episódio significativo de aguaceiros e trovoadas entre quinta-feira e sábado. Algumas poderão ser localmente fortes e não se exclui a hipótese de queda de granizo. Além disto, haverá uma intrusão de poeiras saarianas.
Primeiros dias da semana em Portugal continental com estabilidade e calor graças ao domínio da crista subtropical. Porém, entre quarta e quinta-feira vislumbra-se mudança de tempo devido à possível chegada de uma gota fria. Além disto, não se exclui uma grande intrusão de poeiras saarianas.
Em novo estudo publicado no The Astrophysical Journal, os investigadores afirmam ter descoberto que, após um período invulgar de quase ausência de manchas solares (mínimo de Maunder), a transição para um número mais normal de manchas solares não foi tão abrupta como se pensava.
Para a próxima semana em Portugal continental vislumbra-se um estado de tempo geralmente seco e quente, embora com algumas exceções. Além disto, o destaque da meteorologia irá para uma nova intrusão de poeiras saarianas que se prevê chegar a mais regiões.