Mudança radical do tempo em Portugal na próxima semana: verão antecipado “bate à porta”, 30 ºC previstos nestas regiões

Após o tempo instável e chuvoso destes últimos dias em Portugal continental, vislumbra-se uma mudança radical nas condições meteorológicas a curto prazo. Espera-se mesmo que a semana que aí vem finalize com temperaturas de verão nalgumas regiões.

Estes últimos dias em Portugal continental caracterizaram-se por uma situação meteorológica instável e muito chuvosa, sobretudo nas regiões a oeste da Barreira de Condensação e, em particular, no Minho e em zonas montanhosas na metade ocidental do distrito de Vila Real.

A precipitação abundante deveu-se a uma sucessão de frentes alimentadas por um rio atmosférico que, por conter um elevado teor de vapor de água (humidade subtropical), contribuiu para uma intensificação da chuva. Para este panorama também contribuíram os ventos de Su-Sudoeste.

Porém, no curto prazo, perspetiva-se uma mudança radical no estado do tempo na geografia do Continente, desde logo pela ausência de precipitação e por uma alteração notável nas temperaturas previstas. Abaixo contamos-lhe detalhadamente a previsão do tempo em Portugal para os próximos dias.

A semana arrancará com céu muito nublado, alguns aguaceiros e descida das temperaturas mínimas

Para amanhã - segunda-feira, 6 de maio - prevê-se céu muito nublado durante a madrugada e manhã. A possibilidade de queda de aguaceiros fracos e dispersos em qualquer zona do país até ao final da manhã não está totalmente excluída. À medida que a tarde for decorrendo o céu tornar-se-á pouco nublado.

Espera-se uma descida das temperaturas mínimas, que será mais notória nas Regiões Norte e Centro. O vento soprará geralmente fraco a moderado de Nor-Noroeste, pontualmente forte nas terras altas e no litoral a sul do Cabo Carvoeiro. No Sotavento Algarvio poderá soprar de Sudoeste durante a tarde.

Espera-se uma semana geralmente seca, estável e maioritariamente soalheira em Portugal continental e Madeira. Já nos Açores, o cenário será bem distinto por causa da presença a oeste do Arquipélago de uma depressão cujas frentes associadas fustigarão as ilhas com chuva persistente entre hoje e quarta-feira (8).

Prevê-se que o dia mais gravoso nas ilhas açorianas seja já o de amanhã, segunda-feira (6). Haverá vários períodos de chuva forte e não se exclui o risco de inundações em zonas historicamente vulneráveis dos Açores.

precipitação acumulada Açores
Na próxima semana a unidade territorial de Portugal mais chuvosa será o Arquipélago dos Açores, com uma precipitação acumulada superior a 100 mm em vários locais de duas das ilhas do Grupo Central (Pico e Faial).

No mapa acima exposto observa-se a precipitação acumulada até à 1:00 da madrugada de sábado (11) nesta unidade territorial insular de Portugal e conclui-se que as regiões mais afetadas pela chuva serão as ilhas do Grupo Central, destacando-se as do Pico e do Faial com acumulações superiores a 100 mm em vários locais.

Mudança radical a partir de terça-feira, os efeitos notar-se-ão durante o resto da semana

A partir de terça-feira (7) uma crista subtropical à qual estará associada uma massa de ar quente, subirá em latitude impondo uma mudança abrupta no estado do tempo instável, variável, frio e chuvoso que tem vigorado nestes últimos tempos em Portugal continental. Nesse dia (7) prevê-se céu limpo ou pouco nublado, uma subida das temperaturas máximas, vento a soprar fraco a moderado do quadrante Norte de um modo geral e um ambiente estável.

Para quarta-feira (8) espera-se uma subida ainda mais notável das temperaturas em Portugal continental, com os mapas do nosso modelo de referência a estimarem anomalias térmicas positivas de até 13 ºC, isto é, temperaturas 13 ºC acima da média climatológica de referência em cidades e localidades do Litoral Alentejano, tais como Alcácer do Sal, Grândola e Odemira.

anomalia de temperatura Portugal
Na quarta-feira, 8 de maio, o Litoral Centro e Oeste e o Litoral Alentejano registarão anomalias térmicas positivas muito pronunciadas, prevendo-se entre 11 e 13 ºC acima da média nestas zonas.

No Litoral Centro e Oeste as anomalias de temperaturas previstas também são impressionantes (11/12 ºC). O céu estará pouco nublado ou limpo, com o vento do quadrante Leste a tornar-se dominante.

Na quinta-feira (9) prevê-se céu pouco nublado, temporariamente mais nublado devido a nuvens altas. O vento soprará geralmente do quadrante Leste. Espera-se uma subida generalizada das mínimas. As máximas poderão baixar ligeiramente no Litoral Norte e nalguns outros locais, mas subir no resto do país, mantendo-se a tendência de aumento das temperaturas.

30 ºC previstos a partir de meados da semana, o dia mais quente poderá ser sexta-feira, 10 de maio

A meio da semana o tempo quente “baterá à porta” do nosso país, fazendo lembrar um “verão antecipado” em pleno mês de maio. A partir de quarta, 8 de maio, ocorrerá uma subida acentuada das temperaturas e tanto para esse dia (8), como para quinta-feira (9), já se perspetivam temperaturas máximas a rondar os 30 ºC em várias zonas e localidades das regiões de Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve.

Porém, é para sexta-feira, dia 10, que se prevê o dia mais quente da semana (excluindo o fim de semana que não se inclui nesta análise devido à incerteza elevada na previsão), não só no que diz respeito à previsão do valor de temperatura máxima, como também em termos de área geográfica abrangida.

temperatura calor Portugal
A meio da próxima semana ocorrerá uma subida acentuada das temperaturas. O calor está previsto para vastas zonas do Centro-Sul do país e em vários locais preveem-se máximas iguais ou superiores a 30 ºC.

O “calor de verão” espalhar-se-á para mais zonas do país, tornando-se praticamente generalizado do rio Mondego para sul. Com máximas iguais ou superiores a 30 ºC destacam-se as seguintes capitais distritais: Coimbra, Leiria, Évora e Beja (30 ºC) e Santarém (31 ºC). Com máximas entre 27 e 29 ºC surgem as seguintes: Castelo Branco e Portalegre (29 ºC) e Lisboa (27 ºC).

A temperatura máxima poderá atingir localmente os 32/33 ºC, em zonas como o Vale do Guadiana ou o Sotavento Algarvio. Quanto às regiões a norte do Mondego, também para estas se vislumbra bastante calor, sobressaindo as cidades de Vila Real e Viseu com 26 ºC.