
Nos próximos dias uma nova depressão atlântica nascida a partir da interação com os restos do furacão Leslie chegará a Portugal continental, provocando mais um episódio de chuva forte e trovoada em várias regiões.
Nos próximos dias uma nova depressão atlântica nascida a partir da interação com os restos do furacão Leslie chegará a Portugal continental, provocando mais um episódio de chuva forte e trovoada em várias regiões.
Sem tréguas! A próxima semana começa quente, mas chuvosa em Portugal continental. Uma depressão cavada será responsável pela distribuição da precipitação, estando previstas acumulações até 75 mm nestes distritos.
Após uma primeira quinzena de outubro marcada pela passagem de depressões atlânticas muito cavadas, o modelo de referência da Meteored acaba de atualizar as suas previsões para a segunda metade do mês, com a perspetiva de surpresas para vários distritos em Portugal.
Uma nova tempestade atlântica, de nome Berenice, trará chuva a Portugal continental e Madeira este fim de semana. Será pontualmente forte ou torrencial nalgumas zonas. IPMA ativou aviso amarelo em vários distritos.
A vertiginosa influência de uma nova depressão atlântica em Portugal continental provocará um episódio de chuva torrencial nalguns distritos do nosso país, com destaque para a região do Algarve. IPMA ativou aviso laranja para precipitação forte e acompanhada de trovoada.
O período mais crítico das condições meteorológicas adversas produzidas pela tempestade Kirk já passou e teve lugar, no Norte e alguns locais do Centro de Portugal continental, nas últimas 12 horas. Eis o rescaldo do grande temporal de chuva, mar e vento e as imagens da destruição.
Nas próximas 24 horas a tempestade Kirk trará chuva intensa, vento forte e grande agitação marítima a Portugal continental. Eis a previsão do período mais crítico e das zonas mais afetadas pela passagem deste ciclone extratropical.
Temos pela frente uma semana muito adversa do ponto de vista meteorológico em Portugal, com a iminente chegada do ex-furacão Kirk, várias frentes muito ativas e a possibilidade de uma nova depressão isolada em altitude a partir de sexta-feira.
Está prestes a arrancar uma semana muito chuvosa em Portugal, com a chuva acumulada a poder ultrapassar os 200 mm em vários distritos. Na primeira metade da semana haverá dois temporais de chuva, uma deles associado aos remanescentes de Kirk.
Kirk é um poderoso furacão de categoria 3. Nos próximos dias irá aproximar-se de Portugal continental, perdendo as suas características tropicais. Porém, prevê-se que provoque fenómenos meteorológicos muito adversos na nossa geografia.
Nos próximos dias o poderoso furacão Kirk irá aproximar-se da Europa, passando por um forte processo de extratropicalização. O modelo de referência da Meteored prevê que um grande rio atmosférico seja impulsionado até Portugal, o que agravaria o estado do tempo.
De acordo com a NOAA, o fenómeno La Niña tem 71% de hipóteses de se estabelecer nos próximos meses. Que influência ou efeitos poderá provocar no estado do tempo em Portugal?
As condições meteorológicas em Portugal vão estabilizar nas próximas horas... mas não por muito tempo! De acordo com os mapas de referência da Meteored, um novo rio atmosférico deixará mais chuva no nosso país a partir de sábado, 5 de outubro.
Para quarta-feira, 2 de outubro, preveem-se as horas mais adversas de um curto episódio de chuva associado ao ex-furacão Isaac, a duas frentes frias e a um rio atmosférico. Prevê-se que as zonas mais afetadas de Portugal acumulem cerca de 50 mm.
Outubro irá brindar-nos com uma nova ‘fornada’ de incríveis fenómenos astronómicos. Um deles será a chuva de meteoros das Dracónidas, que iluminará o céu noturno durante algum tempo. Saiba quando e sugestões úteis para as observar!
Outubro vai arrancar com tempo encoberto e chuva ou céu parcialmente nublado em Portugal, conforme a região. Tudo indica que esta semana a chuva voltará a ser abundante em vários distritos devido à chegada de um novo rio atmosférico.
Vai arrancar uma semana de contrastes em Portugal, com tempo chuvoso a norte e mais seco a sul. Prevê-se a possibilidade de as temperaturas máximas chegarem aos 31 ºC nalgumas regiões.
Para trás ficou um setembro com dias de muito calor e incêndios, mas também de chuvadas em várias zonas de Portugal. Como se prevê o arranque de outubro? Haverá chuva abundante para mitigar a situação de seca que volta a afligir várias regiões?
Após a depressão Aitor chegou uma massa de ar polar marítima que, em poucas horas, provocará em Portugal continental uma descida generalizada das temperaturas. Porém, o frio será efémero. O que se espera dos tempo para os próximos dias? Eis a previsão.
Após a Depressão Aitor e o rio atmosférico destes últimos dias, Portugal continental registará tréguas nas condições meteorológicas adversas. Porém, é possível que isto seja “sol de pouca dura”. Estará a tempestade tropical Isaac a caminho do nosso país? Analisamos aqui essa possibilidade.