O tempo na Semana Santa de 2020: primeiras tendências!

As primeiras previsões para o tempo na Semana Santa de 2020 já saíram e queremos informar-lhe das tendências. Será que a chuva nos vem visitar como em 2019 ou teremos tempo mais tranquilo? Confira connosco todos os detalhes!

Páscoa Consulta o nosso especial Tempo na Páscoa
Mulher com guarda-chuva no exterior
As primeiras previsões do ECMWF realçam que o tempo poderá ser muito variável durante a Semana Santa.

As mais recentes atualizações do ECMWF, modelo nos quais se baseiam os prognósticos do Departamento de Meteorologia da Meteored, já estendem as suas previsões semanais a longo prazo, quase até ao fim de abril. Este ano a Semana Santa decorrerá de 5 a 12 de abril.

De acordo com os nossos mapas, prevê-se que durante a maioria dos dias da Semana Santa, predominechuva acima da média para estas datas em todo o país, e de forma especialmente surpreendente na região Sul do país, muito carente de água. Observa-se tendência, também, para um ambiente húmido no noroeste peninsular e nas terras altas do Norte (no caso português Minho, Douro Litoral e Trás-os-Montes e Alto Douro) bem como em certos pontos do Centro.

Quanto às temperaturas, deverão rondar os valores habituais na região Norte e em partes do Centro. Somente na região Sul (Alentejo e Algarve), e em certos pontos da região Centro (Ribatejo e Estremadura) é que os termómetros poderão vir a registar valores acima da média.

Anomalia precipitação ECMWF
Será que vai chover mais do que o habitual em Portugal continental? Para já, o modelo Europeu prevê esse cenário meteorológico.

Dias de abril que podem ser estivais... ou de pleno inverno

Não nos podemos esquecer, contudo, de um importante detalhe: abril é o mês primaveril por excelência, com mudanças no estado do tempo que podem ser bastante bruscas devido à força da atmosfera que começa nesta estação a revelar-se mais dinâmica por força de uma corrente de jato que costuma apresentar mais ondulações. Desta forma, as previsões a longo prazo não são muito fiáveis nas nossas latitudes, ainda que se revelem úteis no momento de projetar um possível cenário meteorológico.

Refira-se o IPMA, que na sua previsão sazonal lançada a 1 de fevereiro, para os meses de março, abril e maio -período que engloba a Semana Santa 2020-,insistia em temperaturas acima da média em Portugal continental, e níveis de precipitação dentro da média, algo que à data, segundo as tendências dos mapas do Europeu, já não será bem assim.

As temperaturas poderão atingir quase 30 ºC nos territórios do interior Centro e Sul, e atingir ou superar os 20 ºC no Norte e litoral Centro. No entanto, a amplitude térmica diária tende a ser enorme nesta época do ano, evidenciando-se acentuados arrefecimentos noturnos e noites muito frias.

Anomalia térmica modelo ECMWF
Prevê-se mais calor que o habitual em partes da região Centro e em toda a região Sul.

Assim, sobretudo no interior Norte, persiste o risco de geadas tardias que costumam aparecer precisamente no princípio do mês de abril. A agricultura poderá ficar comprometida em Trás-os-Montes e Alto Douro, entre outros pontos geográficos. No que diz respeito à precipitação, é habitual chover mais no norte, estimando-se maiores acumulados de precipitação nessas áreas. Já no Alentejo e Algarve e alguns pontos da região Centro, a pluviosidade costuma ser escassa.

E o tempo para as procissões?

No mês de abril as frentes atlânticas vão furando as potentes altas pressões a pouco e pouco, e conforme passam os dias, sucedem-se as depressões cavadas ou as gotas frias/DINAS (Depressões Isoladas em Níveis Altos), podendo persistir as precipitações de carácter convectivo (mais intensas, mas mais irregulares).

Em 2019 foi isso mesmo que aconteceu. A Semana Santa foi bastante chuvosa, altura em que se sucederam alguns dias mais tempestuosos, com aguaceiros fortes e acompanhados de trovoada e alguma instabilidade atmosférica generalizada. Porém, e fazendo homenagem à conhecida variabilidade da Primavera, o panorama meteorológico alterou-se numa questão de dias, para um ambiente de calor e tempo estável e soalheiro.