Tempo na Semana Santa: muita chuva a partir de quarta-feira

Como vai estar o tempo esta semana? Por causa da marcação das férias da Páscoa muitas pessoas dependem do céu. A chuva poderá visitar vários territórios portugueses. Choverá intensamente? Contamos-lhe aqui.

Alfredo Graça Alfredo Graça 15 Abr. 2019 - 13:14 UTC
Páscoa Consulta o nosso especial Tempo na Páscoa
A procissão dos Passos de Braga nas celebrações Semana Santa 2019. Foto: Francisco de Assis via Diário do Minho.

Nesta época do ano, as condições climáticas podem alterar drasticamente numa questão de dias. Se a semana passada teve alguns dias de sol, sem chuva, embora com algum frio associado, as temperaturas desta semana subirão razoavelmente, para valores situados na média sazonal. À entrada para o fim de semana de Páscoa, (19 de abril) no entanto, os valores previstos pelo modelo Europeu subirão acentuadamente, com temperaturas ao nível das que temos no mês de junho e com bastante sol na maioria dos distritos portugueses.

A leitura das cartas sinóticas mostra-nos de momento que hoje o país está a ser afetado, em particular no Norte e no Centro, pelo cruzamento de uma frente fria no sentido Oeste-Este. O céu vai estar bastante nublado nos territórios que compõem as regiões Norte e Centro, com particular destaque para as terras do litoral que serão alvo de linhas de instabilidade atmosféricas carregadas de precipitação. Esta Semana Santa será caracterizada pela elevada probabilidade da entrada de depressões do Atlântico pejadas de chuva, vento moderado a forte conjugado e condições favoráveis à ocorrência de trovoadas e com uma descida dos valores da temperatura em todo o país.

O dia de amanhã será o mais proveitoso para quem tiver marcado férias na Semana Santa e quiser desfrutar de atividades ou passeios ao ar livre, uma vez que em todo o país não se prevê qualquer situação de precipitação, estando no máximo o céu nublado de Norte a Sul do país. As temperaturas máximas serão de 18 ºC em Braga, 18 ºC em Bragança, 17 ºC no Porto, 19 ºC em Lisboa, 22 ºC em Castelo Branco, 23 ºC em Évora, e 18 ºC no Algarve.

Na jornada de quarta-feira, o céu vai ter períodos bastante nublados, com presença de chuva moderada a forte e intensa. Durante a tarde, passará a aguaceiros, com possibilidade de serem acompanhados por células de trovoada. O vento soprará de forma intensa do quadrante Sul, podendo atingir em alguns momentos rajadas até 80 km/h.

Quinta-feira Santa tempestuosa

Este é sem dúvida o dia cujo tempo previsto será mais marcado pela ocorrência de aguaceiros fortes, com grandes acumulados de precipitação em apenas algumas horas. Para além disso, deverão ser acompanhados de trovoada, prevendo-se que esta situação meteorológica ocorra com particular incidência na Região Centro e na Região Sul. O tempo em Portugal na Sexta-Feira Santa registará, à partida, menor intensidade de precipitação, céu bastante nublado e temperaturas algo frescas.

Tempo na Páscoa: a nossa aposta

De momento, a previsão é bastante complexa e complicada, pois a distância temporal ainda é muito elevada e o dinamismo atmosférico bastante volátil. Fazendo uma previsão algo rudimentar ainda e arriscando um prognóstico, poderá chuviscar no Domingo de Páscoa, mas apenas na região Centro. Aliás, olhando agora para o modelo Europeu, a tendência prevista para o fim de semana de Páscoa antevê um Sábado e Domingo com apenas alguns chuviscos na região Centro, com céu bastante nublado em alguns lugares e com radical subida das temperaturas, sobretudo das máximas.

Resumindo, nos dias de Páscoa o tempo poderá mesmo estar soalheiro e agradável na maioria de Portugal Continental mas convém ir espreitando esta situação pouco a pouco. Em suma, nos dias prévios à Páscoa teremos a visita do tempo invernoso, húmido e ventoso, embora se antecipe uma Páscoa soalheira e ‘quentinha’. Todavia, não se descarta chuviscos e células de trovoada na região Centro.

Publicidade