Tempo na Páscoa: vem aí sol e muito calor!

Depois de uma Semana Santa bastante chuvosa, estão aí as boas notícias para quem marcou férias para esta altura. O Sol e o calor fazem companhia às celebrações da Páscoa em Portugal!

Alfredo Graça Alfredo Graça 19 Abr. 2019 - 12:36 UTC
Páscoa Consulta o nosso especial Tempo na Páscoa
Sol e calor no fim-de-semana da Páscoa. Aproveite para ir à praia!

Após uma semana de chuva e frio, a Páscoa chega com céu pouco nublado ou limpo e calor a quase todo o território nacional, com sol em abundância, curiosamente, com maior incidência no Noroeste do país. O tempo vai estabilizar, o sol abundará na maioria do país e as temperaturas vão registar uma subida, sobretudo no sábado. Existe a possibilidade reduzida de alguns aguaceiros no sábado no Alentejo e no Algarve.

Tratam-se de boas novas para quem está de férias ou aproveitou o fim de semana para descansar. Ainda assim, quem se deslocou para Sul até ao Algarve em busca do sol não terá tão boas notícias. Se hoje o céu ainda se apresenta nublado ou muito nublado, tendo já sido palco de uns intensos aguaceiros em várias localidades do país, amanhã, 20 de abril, o cenário muda radicalmente.

Aliás, neste sábado, véspera de Páscoa pode mesmo aproveitar para ir à praia. As temperaturas vão registar um aumento bastante significativo, com Lisboa e Porto a atingirem os 23 ºC e 24 ºC respetivamente, Setúbal chegará aos 23 ºC e Santarém aos 26 ºC. Coimbra, Castelo Branco e Vila Real deverão mesmo atingir a fasquia dos 25 ºC, num dia deveras soalheiro e com tempo estável. Mais a Norte, no distrito de Braga o termómetro deverá registar uns impressionantes 27 ºC. Em plena altura das celebrações da Semana Santa, o tempo compõe-se para dar palco às festividades religiosas.

De facto, não estão previstas situações de precipitação, exceto nos distritos de Portalegre, Évora, Beja e principalmente Faro onde o sol e a estabilidade por vezes darão lugar a cumulonimbus muito cinzentos carregados de água que poderão desencadear alguns aguaceiros de baixa intensidade. Por isso, o Algarve e em algumas localidades do Alentejo ficarão um pouco "de lado" quanto a este pico de calor por causa dos potenciais aguaceiros e das temperaturas ligeiramente mais baixas que no resto do país (19 ºC em Faro, por exemplo).

Domingo de Páscoa: temperaturas descem ligeiramente

No domingo de Páscoa as temperaturas vão descer, mas o sol permanece em abundância e o tempo será ameno. Neste dia, as máximas vão oscilar entre os 19 ºC e os 23 ºC em todo o país, exceto na Guarda (15 ºC). As situações de precipitação prevista remetem-se apenas a alguns chuviscos que deverão ocorrer na região Centro, na faixa continental que se estende, numa orientação Oeste-Este, de Leiria, passando por Santarém e terminando em Portalegre. O vento soprará fraco a moderado de Norte em geral em todo o país, embora em alguns momentos aumente de intensidade e tenha rajadas de 50 km/h.

Nos territórios insulares, prevê-se alguma instabilidade atmosférica hoje e amanhã com chuva em regime fraco. Nos Açores, o vento será predominante do quadrante sul, soprando fraco e o termómetro registará 18 ºC ou 19 ºC de máxima. No domingo já não deverá chover, estando o céu parcialmente nublado ou limpo. Na Madeira, o tempo vai estabilizar com temperaturas de 19 ºC , 20 ºC de máxima, embora com algumas nortadas de moderada intensidade ao longo do fim-de-semana de Páscoa.

Publicidade