Semana de tempo muito frio e ventoso, até quando?

O ambiente frio, ventoso e soalheiro dos últimos dias vai durar mais algum tempo. Contudo, prevê-se uma mudança do panorama meteorológico a meio da semana. O que vai acontecer? Estará a chuva de regresso? Confira connosco a previsão do tempo!

Alfredo Graça Alfredo Graça 20 Jan. 2020 - 16:11 UTC
Cabelo de mulher ao vento
O tempo frio e muito ventoso vai prolongar-se durante mais alguns dias.

Tal como antecipamos na nossa previsão para a segunda quinzena do mês, previa-se o ambiente frio e gélido na semana de 20 a 27 de janeiro em Portugal continental, que hoje iniciou. As temperaturas desceram acentuadamente e, além disso, temos assistido ao incremento da intensidade do vento, que ao soprar moderado e forte, potencia o desconforto térmico que temos sentido. Há uma anomalia térmica no país inteiro, na ordem dos -3 ºC a 0 ºC, gerando-se o panorama meteorológico perfeito para encontrarmos na Natureza, espetaculares estruturas de gelo em localidades como a Serra da Estrela e a Serra de Montemuro.

Segundo os mapas do ECMWF, a tempestade Gloria está a perder força, continuando a movimentar-se para oeste. Ainda com alguns dias à sua frente, esta depressão vai persistindo na Península Ibérica, gerando tempo instável e localmente adverso. Apesar de em Portugal praticamente não ter causado impacto até agora, já em Espanha não se pode dizer o mesmo. Por cá, o vento forte provocou estragos no distrito de Coimbra e assistimos a um notável arrefecimento do tempo. Contudo, estamos bem longe daquilo que está a acontecer em Espanha.

A tempestade Gloria é notícia em Espanha devido ao tempo adverso que por lá tem surgido. Desde nevões colossais a chuvadas torrenciais impressionantes e mar revolto, a meteorologia tem estado bem ativa no país vizinho. Já em Portugal continental, apesar de um agravamento do estado do tempo no passado fim de semana, o sol persiste nas nossas latitudes, banhando-nos com luz todos os dias.

As nuvens são poucas e portanto podemos apreciar o ‘azul’ do céu praticamente todos os dias. Todavia, o vento tem sido o fator mais instável em terras lusas, mesmo que de chuva nem haja sinal à passagem da tempestade Gloria.

O céu vai continuar pouco nublado ou limpo até quarta-feira, dia em que a precipitação volta a ‘invadir’ Portugal continental. As atualizações do modelo Europeu têm vindo a alterar os acumulados de precipitação previstos, mas o cenário de chuva a partir do dia 22 mantém-se. O frio, que ganhará consistência sob a forma de gelo, vai persistir ao longo de toda a semana, sendo potenciado pelo vento moderado a forte mais alguns dias. Só começa a enfraquecer a partir de quinta-feira, dia 23.

Na quarta-feira a chuva regressa

A subida das temperaturas prevista para quarta-feira fará com que o tempo aqueça ligeiramente. A queda de precipitação em território nacional deverá amenizar a atmosfera, atenuando o frio que os portugueses têm vindo a sentir, algo perfeitamente normal dada a estação do ano em que estamos. A chuva virá de oeste, entrando através da região Sul, rumando para norte em latitude, e estendendo-se até ao Centro de Portugal continental. Há possibilidade de queda de neve na Serra da Estrela, acima dos 1400 metros de altitude.

Na quinta-feira os termómetros vão registar mínimas de -1 ºC no distrito da Guarda e de 9 ºC nos de Lisboa, Setúbal e Faro bem como máximas de 14 ºC no distrito de Viana do Castelo, 11 ºC no do Porto e 9 ºC nos de Castelo Branco e Portalegre. Na sexta-feira a chuva fraca ainda estará por aqui, antecipando-se períodos nublados a alternar com períodos de sol. Recomendamos que se agasalhe muito bem esta semana e evite estar muito exposto ao frio, sobretudo devido ao vento.

Publicidade