Tempo em Portugal no fim de semana: depois de um curto alívio, o calor volta a intensificar-se nestas regiões!

O tempo quente vai continuar, mas nos próximos dias vão verificar-se algumas variações. Acompanhe a nossa previsão e prepare o seu fim de semana de férias da melhor forma!

O tempo quente continua sem dar tréguas e, de forma geral, é uma situação que se vai manter nos próximos dias. Hoje (quinta-feira, 7) ainda se registarão temperaturas acima dos 35 ºC no Alentejo e no interior Centro e Norte, contudo, espera-se que na sexta-feira (8) as temperaturas máximas desçam ligeiramente, registando-se condições mais favoráveis para o combate aos incêndios que não têm dado tréguas nas últimas semanas.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

Tanto para hoje como para amanhã, o IPMA mantém o aviso meteorológico laranja, o segundo mais grave, nos distritos de Vila Real, Bragança, Viseu e Guarda, devido à persistência de temperaturas elevadas. Por sua vez, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja estarão sob aviso amarelo. A nebulosidade persistente, principalmente na faixa costeira a Norte do Cabo Raso, vai marcar os próximos dias, prolongando-se também para sábado (9).

Praia com nuvens e calor

O dia de sábado (9) vai ficar marcado por uma ligeira subida das temperaturas máximas em relação ao dia anterior. O tempo continuará quente e o céu deverá apresentar-se pouco nublado ou limpo, à exceção do litoral ocidental onde a nebulosidade será mais persistente. No litoral Oeste também se espera neblina ou nevoeiro às primeiras horas do dia.

Nebulosidade
Tal como se prevê para o que resta da semana, também o dia de sábado ficará marcado pela nebulosidade persistente que como se pode ver pelo mapa, afeta toda a faixa costeira ocidental, mesmo a alentejana.

O vento deverá soprar fraco a moderado de Este, no período da manhã, rodando para Oeste durante a tarde. As temperaturas mínimas deverão oscilar entre os 14 ºC de Coimbra e os 21 ºC de Vila Real e Bragança, sendo que as máximas deverão variar entre os 24 ºC de Viana do Castelo e os 38 ºC de Castelo Branco e Beja.

Nos arquipélagos a previsão aponta para um cenário bem diferente do que se vive no continente. Nos Açores, está prevista chuva na forma de aguaceiros em todas as 9 ilhas, efeito da passagem mais a Norte do ciclone Dexter. As temperaturas mínimas deverão variar entre os 20 ºC e os 23 ºC, as máximas deverão variar entre os 24 ºC e os 27 ºC.

Estado do tempo
No mapa da imagem é perfeitamente visível o efeito da passagem daquele que será já uma depressão tropical Dexter nos territórios insulares dos Açores e da Madeira.

Para a Madeira prevê-se aguaceiros acompanhados de trovoadas na ilha homónima, sendo que na ilha de Porto Santo podem ocorrer aguaceiros de lama, devido ao efeito das poeiras vindas do Norte de África. As temperaturas mínimas deverão variar entre os 17 ºC e os 22 ºC, as máximas deverão variar entre os 23 ºC e os 30 ºC.

Domingo é sinónimo de mais calor

O dia de domingo (10) deverá ficar marcado por mais uma subida da temperatura, especialmente no Sul do país. No litoral ocidental a Norte do Rio Tejo até é provável que as máximas desçam ligeiramente, mas no Sul deverão voltar a aproximar-se dos 40 ºC. Em relação à nebulosidade, o padrão mantém-se o de sábado, com neblina ou nevoeiro matinal, que depois se torna em nebulosidade persistente no litoral Oeste.

Índice UV
Em dias de calor, como os que se têm verificado em julho e agosto, nunca é demais relembrar a importância da utilização de protetor solar e de diminuição das horas de exposição ao Sol, já que os valores de radiação UV que chegam à superfície terrestre são bastante elevados.

O Sul do território continental deverá ser afetado por poeiras vindas do Norte de África. Assim, aliado ao calor, será expectável uma deterioração da qualidade do ar nestas regiões. O vento também deverá manter o regime de sábado. As temperaturas mínimas deverão oscilar entre os 16 ºC de Viana do Castelo e os 23 ºC de Faro, com as máximas a variarem entre os 22 ºC também de Viana e os 40 ºC de Beja. O Porto deverá chegar aos 27 ºC e Lisboa aos 32 ºC.

Temperatura
O mapa com a previsão da temperatura máxima para domingo mostra uma ligeira subida nas regiões do Sul e uma ligeira descida no litoral ocidental a Norte do Rio Tejo.

Nas geografias açorianas, a previsão de aguaceiros mantém-se nas 9 ilhas, alternando com períodos de abertas. As mínimas deverão oscilar entre os 20 ºC e os 22 ºC, sendo que as máximas deverão variar entre os 24 ºC e os 26 ºC. Já para a Madeira, está prevista a bonança, depois de um sábado atípico. O céu deverá estar limpo, mas todos os territórios deverão ser afetados pelas poeiras em suspensão.

A subida das temperaturas máximas, previstas para domingo dá o mote a novo episódio de calor extremo que se deverá manifestar durante a próxima semana, com as máximas a estarem perto e em alguns casos, acima, dos 40 ºC. Sabe-se que o calor é normal no verão, mas nunca é demais alertar para os cuidados a ter com o calor extremo, que pode ser impactante na saúde dos seres humanos.